Todo candidato precisa estar ciente sobre como estudar para concurso sem o edital publicado. Se você adotar essa prática, vai ter mais tempo para estudar os assuntos com mais tranquilidade, estará em vantagem perante a concorrência, pode investir em revisões mais completas, elaborar melhor a sua fase de preparação para encarar as provas e conseguir identificar os assuntos que têm mais ou menos afinidade. E essas benesses podem aumentar as chances de aprovação do concurseiro.
Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou nove dicas de ouro sobre como estudar para concurso sem o edital publicado. Se você estava pretendendo esperar esse documento ser divulgado oficialmente, para só depois começar a se preparar para as provas, é melhor rever esse conceito. Afinal de contas, quanto mais cedo começar a estudar, melhor.
Como estudar para concurso sem o edital publicado
1) Conheça o perfil da banca organizadora
O concurseiro precisa conhecer o perfil da banca examinadora que vai promover o certame do seu interesse. Essas empresas possuem metodologias próprias de avaliação, bem como diferentes exigências em relação aos conteúdos exigidos e à redação. Mesmo que o edital ainda não tenha sido publicado, tente obter o máximo de informações sobre a provável banca organizadora que poderá ser a responsável por elaborar as provas do concurso que pretende encarar.
2) Tenha como base os editais anteriores
Outra dica valiosa sobre como estudar para concurso sem o edital publicado. Para ter uma noção das disciplinas que poderão cair nas provas, o concurseiro pode se basear nos editais de certames anteriores que tenham a ver com a área do seu interesse. Dessa forma, já pode começar a se preparar para aprender os conteúdos e não precisa ficar esperando o documento atual ser divulgado, pois isso pode demorar. Afinal de contas, perder tempo não é uma opção, certo?
3) Como estudar para concurso sem o edital publicado: Procure por provas antigas da sua área de interesse
Depois que o concurseiro teve acesso a pelo menos um edital antigo, chegou a hora de reunir as provas do último certame que pretende encarar. É possível usar a internet para te ajudar com essa tarefa. O mais interessante é que elas disponibilizam o gabarito, o que permite mensurar o seu desempenho. Vale lembrar que as provas só deverão ser realizadas depois que você estudar por umas duas ou três semanas. Elas vão indicar como está o seu nível de aprendizado.
4) Resolva questões de simulados
O candidato não deve se basear somente nas provas antigas na hora de testar os seus conhecimentos, já que elas costumam ser limitadas. Para aumentar as suas chances de aprovação, você deve investir nas questões dos simulados sobre todas as disciplinas cobradas pelo edital antigo. Dependendo da área escolhida, matérias como Língua Portuguesa, Matemática e Legislação sempre caem.
5) Monte um cronograma de estudos
Agora que você tem uma noção dos assuntos que precisa estudar, recomendamos elaborar um cronograma de estudos que seja realista com a sua rotina diária, já que ele precisa ser cumprido à risca. Essa ferramenta permite a distribuição das disciplinas de maneira igualitária dentro dos dias disponíveis para estudar e possibilita ter uma noção do tempo restante até a data das provas. Não negligencie essa dica, fechado?
6) Faça revisões periódicas
Está pensando em como estudar para concurso sem o edital publicado? Para turbinar as chances de passar nas provas, o candidato não deve se esquecer de reservar um tempo para fazer as revisões periódicas dos conteúdos que supostamente poderão ser cobrados. Além de evitar a temida curva do esquecimento, revisar os assuntos faz o cérebro assimilar com mais facilidade as informações recém-aprendidas.
7) Escolha uma metodologia de aprendizagem
Para ter mais chances de aprovação, o concurseiro precisa escolher uma técnica de estudos com a qual tenha mais afinidade e usá-la a seu favor. Dessa forma, sua produtividade poderá ficar nas alturas, já que o aprendizado foi facilitado. Usando uma metodologia específica, é possível aprender mais em menos tempo, o que é sempre bem-vindo, principalmente se o cronograma estiver apertado. Só não vale usar um método diferente a cada dia, pois isso pode confundir a sua mente.
8) Como estudar para concurso sem o edital publicado: Considere fazer um curso preparatório
O candidato que está ávido pela sua aprovação e não está disposto a ficar de braços cruzados esperando o edital sair, deve cogitar a realização de um curso preparatório para concursos públicos. Pode ser presencial ou online, o que for mais interessante para você. Essa estratégia pode te deixar em vantagem, já que as aulas podem agregar um vasto conhecimento durante a sua fase de preparação.
9) Dê ênfase para os assuntos com os quais tem menos afinidade
A nossa última dica sobre como estudar para concurso sem o edital publicado é muito importante. O candidato precisa priorizar em seu cronograma de estudos os assuntos que não gosta ou tem mais dificuldades para aprender, no dia a dia. Esses conteúdos podem demandar mais tempo para serem assimilados, por isso, merecem atenção especial da sua parte.