Se você está precisando estudar para concurso em pouco tempo, já que está obcecado pela sua aprovação, está lendo o artigo certo. O candidato que deixou acumular matéria ou procrastinou para começar a colocar a mão na massa, pode se ver meio “enrolado” com essa questão. Afinal de contas, não existe milagre para passar nas provas de um certame que não seja estudar muito todas as disciplinas exigidas pelo edital.
A questão é que o tempo pode ser um aliado ou inimigo poderoso. Se a data das provas está perto e você ainda tem muito conteúdo para estudar, usar cada minuto a seu favor para otimizar o aprendizado é um dos segredos para se dar bem. Continue a leitura dessa matéria que selecionou 10 dicas preciosas sobre como estudar para concurso em pouco tempo.
Como estudar para concurso em pouco tempo?
1) Planejamento é fundamental
Essa talvez seja a dica mais importante sobre como estudar para concurso em pouco tempo. Um bom planejamento é a base para uma preparação adequada. Por isso, é essencial o concurseiro elaborar um cronograma de estudos, já que essa ferramenta permite ter uma noção da quantidade de conteúdo que ainda precisa ser assimilado, bem como os dias disponíveis para isso. Então, não deixe de se planejar, combinado?
2) Estudar para concurso em pouco tempo: Saiba gerir bem o seu tempo
Outra dica importante se refere à gestão eficiente do tempo. O concurseiro não pode desperdiçá-lo com coisas sem importância ou que não agregam valor ao seu aprendizado. Aproveite cada minuto disponível para assimilar novos conteúdos. Seja escutando um podcast enquanto vai para o trabalho, no horário do almoço ou até na academia. Se for o caso, sacrifique também os seus finais de semana para estudar. Lembre-se: o tempo é curto.
3) Resolva questões de concursos passados
Elaborou o seu cronograma de estudos? Não se esqueça de reservar um tempo para resolver pilhas de questões de concursos anteriores. Os exercícios testam o seu nível de conhecimento, auxiliam na revisão e até na assimilação do conteúdo estudado. Quando errar alguma resposta, faça uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema e tire a dúvida que te induziu ao erro.
4) Revisão: não se esqueça dela
Mais uma dica valiosa sobre como estudar para concurso em pouco tempo. O concurseiro precisa investir em eficientes revisões diárias de conteúdo, mesmo que a data das provas esteja perto. Uma revisão bem feita (e constante) faz o seu cérebro reter as informações essenciais e, de quebra, turbina a sua memória. Por isso, não ache que revisar os assuntos é perda de tempo. Pelo contrário, essa estratégia, que deve estar em seu cronograma de estudos, pode deixar a sua aprovação mais perto.
5) Utilize uma técnica de estudos
As técnicas de estudos são ferramentas que permitem o concurseiro alcançar resultados satisfatórios. Elas permitem deixar o aprendizado mais efetivo e ainda otimizam o tempo. Você deve escolher a metodologia na qual tenha mais afinidade e usá-la diariamente. Opções não faltam: mapas mentais, flashcards, resumos, cartões de memória, estudo por questões e até a famosa técnica Pomodoro. É só escolher.
6) Mantenha-se motivado
Ainda não sabe como estudar para concurso em pouco tempo? Mesmo que a pressão da família pela sua aprovação seja enorme, você precisa encontrar formas de se manter motivado, concurseiro. Desistir no meio do caminho não pode ser uma alternativa. Por isso, investir em técnicas de motivação pode ser uma estratégia interessante. Estabeleça metas realistas durante a fase de preparação, mantenha o pensamento positivo, monitore cada avanço nos estudos e se recompense com pequenos prêmios. Tudo isso pode deixar a sua energia lá no alto.
7) Atenção para o seu ambiente de estudos
O local de aprendizado do concurseiro exige atenção. Você precisa se sentir confortável no espaço, que também precisa ser bem arejado, silencioso, limpo, ter uma iluminação adequada, sem trânsito intenso de pessoas e muita poluição visual. Todos esses detalhes são fundamentais para turbinar o seu aprendizado, especialmente se o tempo não estiver a seu favor, entende?
8) Estudar para concurso em pouco tempo: Faça pausas regulares
De nada adianta o concurseiro estudar 14 horas por dia ou mais, sem fazer intervalos regulares, só porque tem pouco tempo para estudar. Isso vai cansar a sua mente e atrapalhar o seu aprendizado. O nosso cérebro precisa de um período para assimilar novas informações e relaxar. Por isso, a cada duas horas de estudos intensos, faça uma pausa de 15 minutos, combinado?
9) Evite as distrações, ao máximo
Elas são as principais inimigas de todo concurseiro. Se o tempo é curto para aprender os assuntos que precisa, você deve evitar todo tipo de distração. Deixe o seu celular desligado ou no modo silencioso, desative as notificações do seu e-mail e das redes sociais e mantenha o rádio e a TV sempre desligados enquanto estuda. Tudo o que pode tirar o seu foco deve ser banido durante o momento do seu aprendizado.
10) Anote tudo o que achar importante
A última dica sobre como estudar para concurso em pouco tempo. Todo concurseiro precisa criar o hábito de fazer anotações à mão dos tópicos principais sobre os assuntos. Por que? Quando anotamos, o nosso cérebro consegue reter as informações com mais facilidade, o que facilita a memorização. Faça esquemas, anote conceitos e termos. Tudo isso pode turbinar o seu aprendizado.