Como economizar na conta de luz? Veja 5 dicas para gastar menos energia

Com o aumento das tarifas de energia elétrica, as contas de luz nas residências estão ficando cada vez mais onerosas aos cidadãos. Porém, existem 5 dicas valiosas para quem deseja gastar menos e economizar esses recursos mensalmente.

A economia na conta de luz é um objetivo comum entre os consumidores, em especial com o aumento constante nas tarifas de energia elétrica. No entanto, deve-se ficar atento aos mitos relacionados às práticas de redução dos custos, pois práticas como desligar os eletrodomésticos podem gerar danos aos aparelhos e representam uma economia irrisória.

continua depois da publicidade

Neste sentido, existem 5 dicas para gastar menos energia e garantir que o orçamento familiar mantenha o equilíbrio a cada mês. Acima de tudo, é importante manter uma manutenção regular da rede elétrica para garantir que não existem pontos de fuga encarecendo as contas e manter a vida útil dos aparelhos por mais tempo. Saiba mais informações a seguir:

5 dias para gastar menos energia e economizar na conta de luz

1) Aproveite a luz natural

Leia também

Uma das principais formas de economizar é reduzir o uso de lâmpadas artificiais. Desse modo, é possível readequar o espaço da casa ou do escritório para que a presença da luz natural seja suficiente durante o período de disponibilidade dessa fonte de iluminação.

A readequação não precisa partir de obras e aberturas de novas janelas, pois existem práticas simples para auxiliar nesse processo. Em primeiro lugar, considere trocar as cortinas de tecido mais grosso por modelos translúcido, ou então que permitem ampliar a entrada de luz pela janela. Se possível, opte por cores mais claras nos interiores, pois assim há menos absorção do calor e maior reflexão da luz.

continua depois da publicidade

Para aproveitar ao máximo a luz natural, posicione os móveis perto das janelas, pois assim fica mais fácil para estudar ou trabalhar.

2) Troque as lâmpadas por LED

A substituição das lâmpadas fluorescentes, alógenas e incandescentes por lâmpadas de LED garante uma economia significativa na conta de energia elétrica. Esse é o tipo mais econômico, com uma diferença de 80% no consumo em relação às incandescentes e de 30% em relação às fluorescentes. Ademais, possui uma média de 25 mil horas de vida útil, garantindo durabilidade.

continua depois da publicidade

Além de não esquentar o ambiente, existe a possibilidade de selecionar entre uma lâmpada de LED com tons quentes ou frios para decorar os cômodos como preferir. Por fim, esse tipo de iluminação gera menos impacto ao meio ambiente, pois o descarte correto permite a reciclagem e reaproveitamento dos materiais.

3) Diminua o uso de aparelhos com alto consumo

O que muitos não sabem é que existem eletrodomésticos cujo consumo é muito alto, e acabam encarecendo a conta de energia elétrica no final do mês. Este é o caso da máquina de lavar, do chuveiro elétrico e do ferro elétrico. Ainda que sejam itens essenciais para o cotidiano doméstico, pode-se reduzir o uso por meio de esquemas mais eficientes.

Por exemplo, ao invés de passar roupa toda semana, considere fazer isso quinzenalmente. Além disso, pode-se reduzir a duração dos banhos, em especial os mais quentes que demandam mais energia elétrica. Acima de tudo, não se trata de uma privação, mas sim uma organização que gere economia de maneira eficiente.

continua depois da publicidade

4) Mantenha o ar-condicionado limpo

O ar condicionado está na lista dos eletrodomésticos com maior consumo e custo-benefício dentro das residências e escritórios. No entanto, um dos fatores que afeta a eficiência é a sujeira dos filtros, pois quando está sujo, a saída do ar refrigerado acontece com mais dificuldade, mesmo nas temperaturas mais baixas.

Por isso, deve-se realizar a higienização, manutenção e limpeza com frequência. Em específico, pode-se contar com o apoio de técnicos especializados nesse tipo de serviço, pois assim você evita estragar o ar-condicionado e garante um trabalho de qualidade.

Mais ainda, existem algumas boas práticas para a utilização do aparelho, como manter as portas e janelas fechadas durante o uso para evitar o desperdício e instalar o equipamento longe da exposição solar direta para que não haja danos ao material. O ideal é manter o aparelho entre 23ºC e 25 ºC a fim de evitar um gasto maior de energia.

5) Invista em eletrodomésticos com o Selo Procel A

O Selo Procel A indica aos consumidores quais são os produtos com maior nível de eficiência energética. Portanto, no momento de comprar ou trocar os eletrodomésticos, favoreça esses equipamentos, pois consomem menos energia e representam uma economia importante na conta de energia elétrica.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade