Como definir metas de estudo? Veja 5 dicas INFALÍVEIS

Resolveu que vai tentar um concurso público em 2023? Então, conheça cinco dicas sobre como definir metas de estudo para aumentar as suas chances de aprovação.

Todo concurseiro precisa ter em mente que, para ele conseguir ser aprovado em qualquer certame, é preciso definir metas de estudo. Mas é conveniente salientar, antes de mais nada, que um dos segredos do sucesso está no planejamento durante a fase de preparação para as provas.

continua depois da publicidade

Continue a leitura dessa matéria até o final para conhecer cinco dicas infalíveis sobre como definir metas de estudo. Lembre-se de que elas precisam ser sempre realistas, caso contrário, você pode desanimar frente aos desafios, combinado? Bora lá conferir.

Definir metas de estudo

1) Defina uma macro meta de estudo

Leia também

A primeira coisa que o concurseiro precisa fazer é definir o seu objetivo final, que é ser aprovado no concurso. Tendo isso em mente fica mais fácil elaborar as estratégias necessárias para se alcançar aquilo que tanto deseja, bem como ter uma noção do que será preciso fazer, no dia a dia.

O que não vale é começar a estudar sem ter um objetivo bem definido em mente. Antes de pensar em colocar a mão na massa, você deve saber porque está fazendo isso, ou seja, qual é a sua macro meta. Depois de tudo bem definido, é hora de manter o foco exclusivamente nela, fechado?

continua depois da publicidade

2) Estabeleça micro metas de estudo

Outra dica para definir metas de estudo. Depois que o concurseiro definiu a sua macro meta, chegou a hora de definir pequenas metas de estudo, que precisam ser realistas e condizentes com a sua rotina. Lembre-se de que, para que a sua aprovação aconteça, elas devem ser sustentáveis.

Por exemplo, de nada adianta você estabelecer que vai estudar 12 horas por dia, se achar que não vai conseguir dar conta do recado, entende? Todo concurseiro tem suas limitações (físicas e mentais), por isso, é importante conhecer cada uma delas. Qualquer meta que foi estipulada precisa ser cumprida.

continua depois da publicidade

Afinal de contas, a sua aprovação no concurso (macro meta) depende do fiel cumprimento de todas elas. Então, antes de estipular as suas metas, tenha 100% de certeza de que poderá cumpri-las integralmente, combinado concurseiro?

3) Defina a quantidade diárias de horas, bem como os horários de estudo

Na hora de definir metas de estudo, é importante que o candidato faça uma definição de quantas horas por dia serão dedicadas ao seu aprendizado. Lembre-se de que não adianta nada você estabelecer que vai estudar seis horas por dia se não tem todo esse tempo disponível ou se aguenta estudar apenas três horas.

O concurseiro deve considerar as suas obrigações diárias como o trabalho e a faculdade, por exemplo. Se você propôs começar a estudar todos os dias pontualmente às 6 horas da manhã, mas detesta acordar cedo, quais as chances de você cumprir essa meta? Nenhuma.

continua depois da publicidade

Os seus horários de estudo precisam ser aqueles em que a sua concentração e foco estão mais aguçados. Não importa quais sejam. Somente dessa forma, a absorção dos assuntos pela sua mente pode ter mais eficiência. O que não vale é estudar em um horário em que estiver se sentindo fisicamente cansado ou mentalmente esgotado.

4) Definir metas de estudo: Elabore um cronograma realista

Já definiu o horário que vai se dedicar aos estudos e a quantidade de horas diárias? Chegou a hora de elaborar como você vai estudar cada disciplina. Um cronograma de estudos pode ser útil para o concurseiro ter uma noção da quantidade de conteúdo que precisa estudar.

Recomendamos que você dedique pelo menos uma hora (por dia) para cada matéria cobrada no edital. Ah, na hora de estipular a quantidade de horas diárias de estudo, a dica é se basear na sua familiaridade com o conteúdo.

O concurseiro deve dedicar um período maior de tempo para os assuntos que ele gosta menos ou tem mais dificuldade de aprender. Lembre-se de reservar um tempo, em seu cronograma diário de estudos, para a revisão dos assuntos, combinado?

5) Defina prazos

A última dica para definir metas de estudo. Alguns fatores influenciam diretamente na definição dos prazos para que as metas sejam alcançadas. Quando o concurseiro estabelece prazos, ele consegue, de forma gradativa, aumentar a quantidade de horas estudadas (diárias, semanais ou mensais).

Estabelecer prazos também pode ser uma maneira de incentivar você a continuar estudando diariamente, já que a expectativa de aprovação fica maior a cada dia que passa. Lembre-se de que os prazos também precisam ser realistas, caso contrário, o desânimo e o nervosismo podem dar as caras e complicar tudo.

Por exemplo, definir um prazo de dez dias (estudando uma hora por dia) para aprender uma grande quantidade de conteúdo sobre uma determinada disciplina na qual não tem nenhuma afinidade, pode te deixar com os nervos à flor da pele. E isso pode atrapalhar o seu aprendizado.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade