Como consultar a situação da CNH pela internet? Veja o que fazer

A consulta da habilitação pela internet permite que os condutores confiram informações relativas a infrações, bloqueios ativos, período de renovação e outros dados importantes.

A Carteira Nacional de Habilitação possui uma versão digital e impressa desde 2017, quando o documento passou a constar com o QR Code na parte interna. Desse modo, a CNH Digital pode ser apresentada através do aplicativo, disponível para Android e iOS, mas também pode ser consultada pela internet.

Através da consulta, os condutores conseguem conferir questões como pontuações, infrações e período de renovação da habilitação. Além disso, têm acesso a outras informações associadas ao veículo, como recalls e demais pendências relacionadas aos órgãos de trânsito nacionais.

Quais são os dados disponíveis na CNH Digital?

Atualmente, a consulta da CNH pela internet permite ter acesso à foto de habilitação e dados de identificação do motorista, como nome do condutor, data de nascimento, CPF, endereço, nacionalidade e afins. Ademais, pode-se consultar os dados específicos da habilitação, como o número do registro, categoria, validade, município expedidor e data de emissão do documento.

As plataformas também oferecem informações relativas à Permissão Internacional de Direção, habilitação estrangeira e bloqueios ativos. Mas é possível consultar ainda dados relativos a carteiras de habilitação anteriores que já estejam vencidas. Neste caso, os motoristas podem acessar essas informações tanto pelo portal do Detran, quanto do Senatran e do Denatran.

Como consultar a situação da CNH online?

No caso da consulta por meio do portal do Detran, é necessário acessar o site da sua região e realizar o cadastro. Neste sentido, serão requisitadas todas as informações relacionadas ao condutor e também à habilitação. Posteriormente, crie um login e senha para acessar a plataforma.

A partir do acesso, os condutores precisam selecionar a opção “Habilitação” no menu de funcionalidades e selecionar qual documento desejam consultar. No geral, o site organiza as informações com base nas mais recentes e atuais para as mais antigas.

Para acessar pelo portal do Detran o processo é semelhante, pois é necessário um login e senha criado mediante cadastro no site específico da sua região. Com o acesso autorizado, clique em “CNH – Habilitação” e escreva “consulta” na barra de pesquisa para encontrar este serviço específico.

Logo em seguida, selecione qual tipo de consulta quer realizar, seja de número de pontos, período de renovação, categoria das infrações e afins. Neste sentido, a plataforma oferece uma análise do histórico de pontos que vai até os últimos 12 meses.

Por fim, através do site do Senatran é possível acessar um Portal de Serviços que oferece informações como histórico de habilitações emitidas, com detalhamento das informações, foto do condutor e bloqueios ativos para o documento. Ademais, há ainda a possibilidade de conferir a Habilitação de Estrangeiro e a Permissão Internacional de Direção, quando houver.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.