Como conquistar o primeiro emprego? Veja o que é preciso

A busca pelo primeiro emprego pode ser árdua para os profissionais que estão entrando no mercado de trabalho, mas existem aspectos específicos que são exigidos por recrutadores nos processos seletivos.

Conquistar o primeiro emprego é um passo importante na carreira profissional, principalmente para os estudantes do Ensino Superior e cursos técnicos. No geral, os processos seletivos são estressantes pelo número de demandas, porém, existem requisitos específicos que os recrutadores buscam em seus candidatos.

continua depois da publicidade

Desse modo, as dicas para conquistar o primeiro emprego podem te auxiliar tanto na inserção no mercado de trabalho quanto no momento da recolocação profissional, por exemplo. Ainda que pareça desafiador, são pequenas atitudes que fazem toda a diferença no final. Saiba mais a seguir:

Como conquistar o primeiro emprego?

1) Não fique parado

Leia também

Os processos seletivos são extensos e cansativos, mas ficar parado enquanto espera a solução dos problemas pode tornar tudo mais estressante. Enquanto procura o primeiro emprego, invista em cursos, workshops e outras formas de aprender sobre a sua carreira de interesse.

Além de aprofundar o conhecimento na profissão, o candidato consegue aperfeiçoar o currículo e tornar-se ainda mais competitivo. Atualmente, o diploma da graduação é um dos diferenciais, mas existem diversos aspectos que são igualmente importantes.

continua depois da publicidade

Este é o caso de projetos pessoais, domínio de idiomas e certificações complementares. Em todos os casos, pode-se encontrar informação de qualidade gratuita e disponível na internet.

Para algumas áreas de atuação, quanto mais multidisciplinar o candidato, melhor, mas existem cargos que demandam experiência. Portanto, fique atento ao perfil da empresa que está buscando ingressar.

2) Vá além do conhecimento teórico

Os projetos pessoais, o trabalho voluntário, as produções em laboratório e outras atividades semelhantes são importantes diferenciais no currículo. No geral, mostram que, ainda que não tenha experiência profissional no mercado de trabalho, o candidato tem contato e interesse pelo cargo que está se inscrevendo.

continua depois da publicidade

Porém, a prática quando está alinhada com a bagagem cultural torna-se ainda mais enriquecedora. Mais do que se ater aos aspectos profissionais, considere investir em intercâmbios, práticas relacionadas às atividades artísticas, culturais ou esportivas.

2) Tenha uma boa rede de contatos

Uma boa rede de contatos te ajuda a chegar com mais facilidade aos processos seletivos. Além da indicação, você consegue se informar sobre as tendências da área de atuação, quais são os tópicos mais recentes e até aprende sobre o cotidiano de trabalho. Nesse sentido, redes sociais profissionais, como o LinkedIn, são ótimas ferramentas.

continua depois da publicidade

Contudo, é importante ser visto e lembrado, então saia da sua zona de conforto para conversar, pedir ajuda ou conselhos que te permitam entrar em contato com suas referências. Ainda que curtir as publicações e aparecer nas notificações seja uma forma de estar presente, considere formas de personalizar essa relação.

Como consequência, fica mais fácil demonstrar que está interessado e ter trocas importantes para os processos seletivos.

3) Pesquise sobre o mercado de trabalho

As impressões iniciais podem ser atrativas e impressionantes, principalmente quando se conhece uma profissão ou carreira por meio de referências na área. Entretanto, um estudo aprofundado permite identificar os problemas, principais dificuldades e também oportunidades de crescimento dentro da área de atuação.

No caso dos processos seletivos, um diferencial para as entrevistas é levar as informações sobre a empresa. Portanto, pesquise sobre a cultura, missão, visão e valores, quais são as atividades desempenhadas, premiações obtidas e apresente isso nas conversas de maneira sutil, pois poderá ser uma forma de se destacar.

Em última instância, o candidato se previne de surpresas desagradáveis no processo da seleção, principalmente na etapa dos testes ou conversas com os recrutadores.

4) Organize as suas informações

Independentemente do perfil do profissional, é importante ter as informações organizadas de modo a facilitar a sua identificação por parte dos recrutadores. Portanto, um currículo bem estruturado, uma página do LinkedIn com apresentação simplificada e os meios de contato centralizados em poucos canais são mecanismos valiosos na contratação.

Sobretudo, simplificar os caminhos percorridos para empresa para chegar até você facilita a busca pelo primeiro emprego. Mais ainda, a organização de maneira estratégica torna o candidato mais atraente, pois mostra que sabe usar as ferramentas disponíveis a seu favor.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade