Comece 2023 com tudo: saiba otimizar tempo de estudo em 5 passos

Melhore seu desempenho acadêmico com essas técnicas de estudo que lhe permitirão entender melhor e otimizar o seu tempo dedicado ao conhecimento.

Estudar para ingressar na carreira universitária, para passar em um concurso ou até mesmo para manter os conhecimentos atualizados implica em grandes desafios que exigem toda a sua atenção e empenho.

No entanto, alcançar seus objetivos acadêmicos pode ser mais fácil se você encontrar maneiras de otimizar seu tempo e esforço para poder se concentrar no que é importante. Desse modo, existem várias dicas de estudo que oferecem múltiplas ferramentas que facilitarão seu processo de aprendizagem com resultados muito positivos. Aqui, listamos cinco que podem ajudá-lo.

5 dicas para otimizar o tempo e melhorar o desempenho nos estudos

1. Planejamento

Comece se organizando para dedicar um tempo para estudar todos os dias. Imprima um calendário, anote as datas de provas e trabalhos e, a partir daí, anote o cronograma e os temas ou páginas para estudar cada dia e as demais tarefas a serem realizadas com base no que você anotou.

É melhor estudar um pouco todos os dias do que deixar tudo para a última hora. Isso porque nosso cérebro não foi feito para aquelas maratonas de estudo, mas tem um limite de conceitos para aprender a cada dia.

Portanto, planeje períodos de trabalho curtos, mas diários, estabelecendo pequenas metas a cada dia. Dessa forma, você cria o hábito de estudar e quando a prova se aproximar só terá que revisar o que aprendeu.

2. Técnicas de concentração

Adote técnicas de concentração como o método Pomodoro. Esse truque foi criado pelo italiano Francesco Cirillo e é baseado na gestão do tempo. Em suma, consiste em fazer períodos de trabalho de 25 minutos (chamamos de pomodoro) sem distrações e depois fazer uma pausa de 5 minutos.

Existem cinco passos básicos para implementar a técnica:

  1. Decida qual assunto estudar;
  2. Defina o pomodoro (relógio ou cronômetro) para 25 minutos;
  3. Estude intensamente sem parar até o relógio tocar e escreva um X;
  4. Em seguida, faça uma breve pausa de 5 minutos;
  5. A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa mais longa (15-20 minutos) e anote as vezes em que você se sentiu tentado a se distrair.

Como você pode ver, o método Pomodoro é bastante simples, pois tudo o que é necessário para realizá-lo é ter um despertador e a vontade de respeitar os intervalos, tanto de estudo quanto de descanso.

3. Ambiente adequado

Uma vez definido o horário e a técnica de estudo, é importante encontrar um local confortável, silencioso, organizado e com a ambientação adequada em termos de iluminação e temperatura. Isso ajudará você a se concentrar e a ter um desempenho melhor.

Também é necessário ter os móveis certos. Imagine-se sentado durante as 2 ou 3 horas de estudo em uma cadeira dura, depois de pouco tempo você provavelmente vai querer se levantar. Para evitar isso, recomendam-se boas cadeiras de escritório para lhe proporcionar o maior conforto.

Além disso, certifique-se de ter, em sua área de estudo, todos os materiais necessários, por exemplo: caderno, livros, lápis, papel, notebook, internet, entre outros.

4. Elimine as distrações

Um dos fatores que atualmente afeta o desenvolvimento dos hábitos de estudo são os elementos de distração. As pessoas geralmente carregam seus celulares para todos os lados e ficam atentas se recebem uma mensagem ou notificação.

Por este motivo, é recomendado que durante o tempo de estudo você deixe de lado qualquer distração, tanto quanto possível. Silencie o celular e desligue a televisão ou qualquer outra fonte de barulho que esteja por perto.

5. Respire, descanse e tenha hábitos saudáveis

Por fim, é aconselhável respeitar rigorosamente os horários de estudo e descanso. Também é recomendado descansar de 15 a 20 minutos a cada hora de estudo para “aliviar a mente”.

Praticar alguma atividade esportiva, respeitar as horas de sono e priorizar uma alimentação saudável também nos ajuda a manter o cérebro em pleno funcionamento. Lembre-se que exagerar nos estudos não vai te ajudar a aprender, na verdade, vai ter o efeito oposto. Por isso, você deve fazer pausas e respeitar seu tempo livre e de descanso.

Dessa forma, os passos mencionados acima irão, sem dúvida, ajudá-lo a passar por qualquer avaliação e superar todos os desafios acadêmicos que você se propõe.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.