Um dos principais obstáculos para milhares de concurseiros que estão enfrentando o tenso período de estudos para as provas do certame é conseguir uma memorização efetiva dos conteúdos. Mas com essas cinco dicas incríveis, você conseguirá memorizar qualquer coisa e deixar o sonho de começar uma carreira pública mais perto. Aproveite ao máximo a leitura
1- Explique o que aprendeu para alguém
Se você procura dicas para memorizar qualquer coisa, essa tática pode funcionar bastante. Assim que terminar de estudar um determinado conteúdo, você pode explicar tudo o que aprendeu para uma outra pessoa. Chame um amigo ou um parente e explique, com as suas próprias palavras (sem decoreba, por favor) o que acabou de estudar.
Mas para dar a sua “aula particular”, é preciso que você organize todas as ideias (já que elas precisam fazer sentido), filtre as principais e as reproduza em informações.
Somente dessa forma é que a sua memorização ficará mais efetiva. Depois da sua explicação sobre o conteúdo, pergunte como foi a compreensão do seu ouvinte. Caso receba um feedback negativo, faça alguns ajustes e repita a explicação novamente.
2- Escrever à mão também funciona
Talvez essa seja uma das dicas para memorizar qualquer coisa que mais funcionam para milhares de pessoas. Você pode estar pensando: “Com tanta tecnologia por aí e eu vou ter que recorrer ao caderno e a caneta?”. Pior é que vai.
Mas isso tem um bom motivo: quando você anota à mão tudo aquilo que acabou de aprender, a sua mente grava as informações e as retém com mais facilidade.
Não importa se você está anotando tudo em texto corrido, em tópicos, através de desenhos ou tabelas. O mais importante é que você transforme as informações que precisam ser gravadas em um registro organizado e manuscrito. Então, esqueça o Word quando precisar memorizar qualquer coisa e conte com o bom e velho caderno de anotações.
3- Conecte informações novas e velhas
Não, você não leu errado, concurseiro. Se você precisa memorizar qualquer coisa, contextualizar as informações novas aos conhecimentos já adquiridos, é uma excelente forma. Quanto mais conexões mentais forem feitas com os seus conhecimentos prévios, mais altas serão as chances de gravar uma informação nova. Isso é cientificamente comprovado, sabia?
Uma excelente forma de se fazer isso na prática, é aplicar tudo aquilo que precisa ser memorizado em hipóteses da vida real ou da sua rotina.
Por exemplo, suponha que você precisa gravar o processo que explica como as ondas de calor são transmitidas. Dessa forma, é possível fazer uma conexão com essas informações toda vez que for saborear uma xícara de café em um dia de inverno. Isso ajuda bastante a memorizar o que precisa.
4- Dicas para memorizar qualquer coisa: faça associações visuais
Mais uma das nossas dicas para memorizar qualquer coisa, principalmente para aqueles que têm uma boa memória visual. Se esse é o seu caso, fazer combinações com imagens pode ser útil para memorizar todo o conteúdo e não se esquecer mais dele.
Por exemplo, se você acabou de aprender um assunto que nunca tinha visto antes, que tal associá-lo com alguma imagem que tenha a ver com o que foi estudado?
Esse método pode ser bastante proveitoso, já que você pode pegar uma informação abstrata (como conceitos, fórmulas ou nomes científicos, por exemplo) e transformá-la em algo que seja concreto. Mas trate de caprichar na sua criatividade: imagens com cores vivas ou coloridas são mais fáceis de serem associadas ao assunto que precisa ser memorizado.
5- Leia em voz alta
Por fim, a última das dicas para memorizar qualquer coisa. A leitura contribui bastante para o nosso aprendizado. Dessa forma, se o seu objetivo é memorizar qualquer tipo de conteúdo, ler em voz alta pode ser bastante eficaz.
Segundo os estudiosos da mente humana, essa metodologia funciona porque tudo aquilo que ouvimos fica registrado na memória por muito mais tempo, em comparação com aquilo que vemos.
Uma boa dica é ler todo o conteúdo em voz alta e gravar a sua narração, para ouvi-la posteriormente enquanto estiver dentro do ônibus, na hora do almoço no trabalho, antes de dormir ou até malhando na academia. O fato é que quanto mais as informações estiverem fixadas na sua mente, maiores serão as chances de você reter todo o conhecimento e não se esquecer de nada.
Esperamos que as nossas dicas para memorizar qualquer coisa tenham sido úteis para você. Agora é escolher uma delas e dar adeus ao esquecimento.