CNH na categoria C: veja quais veículos podem ser dirigidos

Cada categoria da CNH tem a função de determinar quais veículos os motoristas estão habilitados a conduzir. Veja neste texto quais veículos podem ser dirigidos na categoria C.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é dividida em cinco categorias, sendo cada uma delas destinada a determinados veículos. Isso significa dizer que quando o motorista tira a sua carteira de motorista, a categoria escolhida por ele no início do processo de habilitação tem a função de determinar quais veículos ele está habilitado a dirigir.

Entre essas categorias está a C, mas quais são os veículos podem ser dirigidos pelos motoristas com a carteira de motorista nessa categoria? Quem podem tirar a CNH na categoria C. Confira, a seguir, a resposta dessas e de outras perguntas.

Quais veículos podem ser dirigidos com a CNH na categoria C?

Com a CNH na categoria C, os motoristas estão habilitados a dirigir os seguintes veículos:

  •  Veículos inclusos na Categoria B: automóveis de 4 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3,5 toneladas e lotação não exceda a oito lugares, sem contar o motorista. Tem-se como exemplos vans, utilitários e pick-ups;
  •  Veículos de carga, de qualquer tipo, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, tais como caminhões, caminhões tratores, máquinas agrícolas, de movimentação de carga e vans de passageiros. Tais veículos não podem ultrapassar o peso total de 6 toneladas.

Quem pode tirar a CNH na categoria C?

Segundo o artigo 142, § 1º, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), quem pode tirar a CNH na categoria C é aquele motorista que está habilitado há, no mínimo, um ano na categoria B e que não cometeu mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.

Cumpro os requisitos para obter a CNH na categoria C. O que devo fazer agora?

Uma vez cumprido os requisitos exigidos em lei para obter a CNH na categoria C, o motorista deve fazer os seguintes procedimentos:

  • Escolher uma autoescola certificada pelo Detran;
  • Apresentar documento de identificação original e cópia simples (RG, CPF, carteira profissional);
  • Fazer o exame de aptidão física e mental em clínica credenciada, para a categoria para a qual pretende mudar;
  • Fazer o exame toxicológico;
  • Fazer o curso de atualização para renovação da CNH ou uma prova, se for o caso;
  • Fazer o curso de prática de direção veicular em veículo compatível com a categoria C;
  • Fazer o exame de prática de direção veicular em veículo compatível com a categoria C.

Pronto. Basta seguir esse passo a passo e ser aprovado nos exames para obter a carteira de motorista na categoria C. Vale lembrar que dirigir um veículo que seja incompatível com a categoria na qual está habilitado é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 586, 94.

Qual é a validade da CNH na categoria C?

Em abril de 2021 entrou em vigor a Lei nº 14.071/2022 (Nova Lei de Trânsito) que, entre outras disposições, amplia o prazo de validade das habilitações. Segundo a legislação, o prazo de validade da CNH para motoristas de até 49 anos de idade é de 10 anos.

Para aqueles que tem entre 50 e 69 anos, o prazo é de 5 anos. Condutores com idade entre 50 e 69 anos têm o prazo de 5 anos. Já para os motoristas com mais de 70 anos, a validade da CNH é de 3 anos. Antes, o prazo de validade da carteira de motorista variava entre 3 e 5 anos, a depender da idade dos condutores.

Leia também

você pode gostar também

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.