As multas são consequências de infrações cometidas no trânsito. No entanto, é comum que motoristas atrasem ou até mesmo ignorem o pagamento dessas dívidas.
Nesses casos, além dos juros cobrados sobre os dias de atraso, o não pagamento das multas ainda pode trazer consequências e muita dor de cabeça aos consumidores.
Confira a seguir quais são as implicações desagradáveis que decorrem do não pagamento das multas e se o seu nome pode ficar sujo por isso.
O que acontece se você não pagar uma multa de trânsito?
Se a sua multa de trânsito venceu e você não está preocupado em pagar, isso pode acabar virando uma verdadeira bola de neve de consequências negativas, e trazer prejuízos para a sua vida e para o seu bolso. Isso significa que você pode ter que lidar com:
Juros e aumento no valor da multa
Ao deixar de pagar a multa dentro do prazo de vencimento, você fica sujeito a incidência de juros pelo não cumprimento da obrigação.
Além disso, mesmo que você decida quitá-la, saiba que o valor pode ser maior do que o original. Portanto, a cada dia de atraso do pagamento da multa, a conta fica ainda mais ‘salgada’.
Registro na dívida ativa
Quando você deixa de pagar uma multa de trânsito pode ocorrer a inscrição na dívida ativa, ou seja, um acumulado de dívidas que os cidadãos possuem, cujos credores são os estados ou a União.
Com o tempo e o não pagamento das mesmas, elas são encaminhadas à Procuradoria do Estado para inscrição e cobrança, tanto amigável quanto judicial.
Neste ponto, há possibilidade de bloqueio de bens e de transações nas contas bancárias, sendo esses, um bom incentivo para manter as contas em dia.
Registro do nome no SPC ou Serasa
Deixar de quitar a multa de trânsito também pode deixar seu nome sujo, ou seja, você pode ficar negativado ao ser registrado no SPC e Serasa.
Nesse caso, você pode sofrer muitos transtornos em sua vida financeira, como a redução de score de crédito, dificuldades em conseguir empréstimos, entre outros.
Mas, vale lembrar que o seu nome pode voltar a ficar limpo caso ocorra a negociação ou pagamento da multa.
Problemas para vender o veículo
Se você pretende vender o seu carro, mas está com multas atrasadas, saiba que isso pode ser um grande problema na hora de negociar com um possível comprador. Isso porque é comum que os interessados pesquisem sobre o veículo antes de comprá-lo.
Assim, ao se depararem com irregularidades, como o atraso de multas, isso pode desencorajá-los a fazer a compra.
Ademais, vender um automóvel sem informar sobre dívidas pendentes que ele carrega configura fraude, pelo fato de você está enganando o consumidor e o levando ao erro.
Dificuldade em obter o CRLV
Conforme o Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) um dos principais motivos para o motorista não conseguir emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) são débitos pendentes do veículo.
Vale lembrar que sem esse documento, você trafega de forma ilegal e pode ter ainda mais problemas se for parado em uma fiscalização.
Como consultar multas em atraso?
Por fim, para consultar multas de trânsito de forma rápida e gratuita, basta acessar o Portal de Serviços Senatran (antigo Denatran).
Em seguida, role até a sessão de Infrações. Após fazer o login, você terá acesso as infrações, pontos da carteira, além de informações de multas em atraso ou que não foram quitadas.
Também é possível consultar as pendências no aplicativo da CNH Digital ou pelo site da Polícia Rodoviária Federal, quando se tratar de multas em rodovias federais.