Circo: conheça a origem de uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo

O circo é uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo, com registros de sua origem datados há mais de 4 mil anos nas civilizações da Antiguidade. Desse modo, passou por diversas transformações até chegar ao modelo apresentado atualmente.

O circo é uma modalidade artística que reúne um coletivo de artistas com diferentes especialidades para uma série de apresentações curtas. Neste sentido, a origem dessa manifestação mostra que a sua existência é uma das mais antigas do mundo, e que muitas transformações aconteceram desde as primeiras apresentações.

continua depois da publicidade

Além de descrever a companhia de artistas itinerantes, o termo circo descreve o tipo de apresentação realizada por esses artistas, além do ambiente em que são realizadas as exposições. Comumente, o picadeiro circular em formato de arena, com assentos ao redor, recebe o público para shows de malabarismo, acrobacia, equilibrismo, ilusionismo e outros. Saiba mais a seguir:

Como surgiu o circo?

Em primeiro lugar, estima-se que todas as civilizações da Antiguidade praticavam algum tipo de arte circense há mais de 4 mil anos. De acordo com os registros históricos, estima-se que civilizações como a China, Grécia, Egito e Índia possuíam manifestações semelhantes. Entretanto, o formato do circo como se conhece atualmente é mais recente, pois surgiu a partir do Império Romano.

Leia também

Curiosamente, a palavra circo tem etimologia no latim circus e faz referência ao formato circular, ou ao anel. Em específico, essa palavra remete à arquitetura das arenas romanas, onde aconteciam as lutas de gladiadores, competições esportivas e apresentações artísticas como as manifestações circenses. Dentro desse cenário, estima-se que o primeiro circo a tornar-se famoso foi o Circus Maximus.

continua depois da publicidade

Considerado a maior arena de entretenimento de Roma, esse espaço foi utilizado para corridas de bigas, eventos religiosos e jogos públicos realizados em festivais. Com estrutura para mais de 150 mil pessoas, o local foi destruído por um incêndio e posteriormente substituído pelo Coliseu, por volta do ano 40 antes de Cristo. Ainda que fosse destinada a um público maior, também sediava eventos semelhantes.

A partir da chegada da Idade Média e o fim do Império Romano, começaram a surgir as primeiras apresentações artísticas em áreas públicas, como as praças, ruas, entradas de igrejas, pátios abertos e feiras. A princípio, as figuras principais nessas apresentações eram os saltimbancos, que realizavam números cômicos com dança, teatro, pirofagia e malabarismo.

continua depois da publicidade

Origem do circo: como essa arte se expandiu?

Entretanto, estima-se que todo esse período seja uma espécie de pré-história das artes circenses. Somente no século XVIII na Inglaterra que o circo moderno começou a tomar a forma conhecida atualmente, com o picadeiro circular e a junção de diversas atrações que até hoje fazem parte dos espetáculos. Estima-se que o Anfiteatro Real das Artes foi a primeira arena circense do mundo.

Fundada pelo ex-militar inglês Philip Astley em 1868 na cidade de Londres, o espaço era dedicado exclusivamente para exibições equestres. No entanto, para romper com a seriedade das apresentações e tornar o evento mais atraente aos aristocratas e suas famílias, Astley contratou palhaços, acrobatas e malabaristas para se apresentar nos períodos de intervalo.

No entanto, o modelo de apresentação agradou o público e acabou ganhando mais espaço do que as com equinos. Dessa forma, tornou-se um negócio lucrativo no ramo do entretenimento e passou a ser produzido em outras arenas, até que ganhasse espaço na cultura global. Ainda que tivesse personagens padronizados, como o palhaço, as performances era adaptada com base nos aspectos regionais.

continua depois da publicidade

Com a expansão da modalidade, o circo passou por transformações motivadas pela adoção de novas tecnologias que inovassem os espetáculos. Mais ainda, transportar toda a equipe, estrutura e equipamentos forçou os artistas circenses a inovarem na criação de técnicas que facilitassem o deslocamento, uma vez que começaram a viajar também entre países.

Curiosamente, essas mudanças e transformações foram adotadas por militares na época da Primeira Guerra Mundial. Com o tempo, as mudanças políticas afetaram a manifestação artística, que começou a se expandir para além do entretenimento e passou a realizar críticas sociais.

Até os dias atuais, o formato continua se modificando para acompanhar as novas tendências. No entanto, companhias mais tradicionais como o Cirque du Soleil continuam preservando as origens de uma arte mais tradicional e clássica.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade