Cílios têm uma função bem importante para o corpo; veja qual é

Em algum momento você já se perguntou para que servem os cílios e de que eles são feitos? Tire suas dúvidas aqui.

Os cílios são fios numerosos e curtos que crescem na borda das pálpebras. Além disso, são constituídos por queratina que os torna flexíveis e resistentes. Eles são sensíveis e têm um ciclo de vida limitado, por isso são renovados regularmente. Portanto, é normal perder cerca de 5 cílios por dia e esperar cerca de 5 semanas para que eles voltem a crescer.

No entanto, é preciso ficar atento à sua queda, pois pode ser um indício de algum problema ocular. Por exemplo, pode ser devido a glândulas palpebrais inchadas, infecções, bactérias ou fungos. Confira mais sobre os cílios a seguir.

Para que servem os cílios?

De modo geral, segundo estudos, os cílios agem como protetores e evitam que poeira, bactérias e poluição do ar entrem em contato com nossos olhos. Além disso, também nos protegem dos raios solares e dos efeitos da radiação e da chuva.

O comprimento ideal para que cumpram sua função é um terço do comprimento da largura do olho (8 ou 10mm). Se forem mais longos, permitem a passagem do ar e contribuem para o ressecamento dos olhos e a possível introdução de partículas de poeira. A densidade também influencia, mas não na mesma medida que o comprimento.

Por que os cílios caem?

Os cílios naturais caem seguindo um ciclo, como o seu cabelo. Em certas épocas do ano (geralmente por volta de novembro e fevereiro), seus cabelos e cílios caem muito mais rápido porque os humanos os eliminam em preparação para as mudanças de temperatura. Desse modo, seu crescimento tem três fases:

  1. Anágena ou fase de crescimento: ocorre quando os fios crescem ao máximo e se beneficiam de todos os nutrientes que são fornecidos (entre 4-6 semanas);
  2. Catágena ou fase de transição: ocorre quando o pelo para de crescer, mas ainda não está pronto para cair (entre 2-3 semanas);
  3. Telógena ou fase de repouso: quando o fio está pronto para cair e voltar ao estágio anágeno de crescimento (pode durar mais de três meses).

Nem todos os cílios estão no mesmo período de crescimento ao mesmo tempo, na parte superior poderíamos estimar uma quantidade de 40%, se levarmos em conta que temos entre 150-200 fios de cabelo na pálpebra superior, a perda de 4 ou 5 deles por dia não é um número alto. A chave é cuidá-los quando estão crescendo.

O que provoca a queda dos cílios?

Os principais fatores que afetam a queda dos cílios incluem doenças e condições como:

Blefarite

Irritação, coceira e inchaço das pálpebras são sintomas que podem indicar blefarite. Ela ocorre quando as glândulas sebáceas são obstruídas perto da base dos cílios, resultando em inflamação crônica e problemas nos folículos ciliares.

Tricotilomania

Esta é uma condição mental na qual o sofrimento emocional ou psicológico faz com que uma pessoa toque seus cílios com frequência, podendo ocasionar a queda dos fios.

Irritação pelo uso de produtos cosméticos

Deixar a maquiagem dos olhos por muito tempo, usar e remover extensões de cílios e usar modeladores de cílios pode danificar os fios e acelerar a queda. Além disso, a perda de cílios também pode ser causada por alergia ao rímel e à cola usada para aplicar cílios postiços.

Câncer de pele

Mais raramente, a perda localizada dos cílios pode ser um sintoma de câncer de pele nas pálpebras. O câncer pode atrapalhar o crescimento dos cílios à medida que as células nocivas se espalham. Por fim, outras causas menos comuns de perda de cílios incluem hordéolo (terçol) e calázio.

Agora que você sabe a principal função dos cílios, lembre-se de cuidar muito bem deles. Caso observe a queda excessiva dos fios, busque ajuda médica.

Leia também

você pode gostar também

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.