Bluetooth: descubra o significado da palavra e do símbolo

Em suma, o Bluetooth é um protocolo padronizado para comunicação sem fio entre dispositivos que permite a transmissão de dados como arquivos digitais.

Você consegue imaginar de onde vem a palavra Bluetooth? A denominação surgiu em 1996 quando um dos desenvolvedores, Jim Kardach, propôs o nome de um dos reis vikings que teve um papel importante na história da Dinamarca.

Em suma, o Bluetooth é um protocolo padronizado para comunicação sem fio entre dispositivos que permite a transmissão de dados como arquivos digitais (fotos, gravações, vídeos, etc.). Essa tecnologia utiliza bandas de radiofrequência que estão entre a frequência de 2,5 GHz.

Com efeito, os dispositivos que comunicam via Bluetooth tiram proveito da capacidade de comunicar sem a necessidade de cabos, tal como a possibilidade de criar redes sem fios estáveis ​​que permitem a sincronização dos dispositivos a ele ligados.

Diante de tudo isso, não deve surpreender que a comunicação Bluetooth seja um dos pilares dos dispositivos modernos, desde smartphones até máquinas de lavar, entre outros.

A patente pertence ao Bluetooth Special Interest Group (SIG), um consórcio de mais de 9.000 empresas de todo o mundo. Esta se concentra apenas no desenvolvimento da tecnologia Bluetooth, deixando de lado a fabricação e comercialização de dispositivos que o utilizam.

Por que “Bluetooth”?

Em 1996, Jim Kardach, engenheiro do fabricante do processador, propôs o nome Bluetooth. Kardach, o batizou com o nome de um dos reis vikings, especificamente o de Harald Blåtand, cuja tradução para o inglês é Harald Bluetooth.

Este rei viking era conhecido por unificar as tribos norueguesas, sueco-dinamarquesas e por convertê-las ao cristianismo. Devido ao paralelismo com a unificação da comunicação dos sistemas digitais, o nome Bluetooth soou mais do que adequado.

Como esse rei viking também era apaixonado por mirtilos, o logotipo da tecnologia Bluetooth acabaria tendo uma cor azulada (como essas frutinhas) e as iniciais do nome e sobrenome do rei viking unidas.

A primeira menção de Harald Bluetooth corresponde ao século XII, cerca de 200 anos após sua morte, e foi encontrada num antigo manuscrito dinamarquês, que foi escrito em latim.

Acredita-se que o autor pode ter sido um monge. Contudo, o manuscrito original foi perdido, e esta crônica fundadora da Dinamarca existe apenas na forma de cópias daquele primeiro documento.

Outra curiosidade é que foram considerados os nomes RadioWire ou PAN (Personal Area Networking) para a tecnologia. PAN era o favorito, mas uma pesquisa exaustiva, numa altura em que o Google estava engatinhando, descobriu que este nome já tinha dezenas de milhares de acessos na Internet.

A outra opção, RadioWire, exigia algum trabalho de pesquisa de direitos autorais para o qual não havia tempo. Por isso o nome provisório, Bluetooth, acabou sendo o definitivo.

E o símbolo do Bluetooth, o que significa?

A curiosa conexão entre o rei viking e a nova tecnologia não termina por aqui. Como o nome, o símbolo tem suas raízes na cultura nórdica. O logotipo e o símbolo do Bluetooth são uma combinação de duas runas, que são símbolos sagrados do alfabeto viking, inscritos em pedra.

Os desenvolvedores da nova tecnologia pegaram as iniciais de Harald Bluetooth e vincularam as runas correspondentes para criar uma nova runa. A nova runa contém a letra H (ᚼ) e a letra B (ᛒ). Assim, a primeira se refere a runa Hagall e a segunda é a runa Bjarkan (berkana), respectivamente.

Popularidade dessa tecnologia

Atualmente, mais de 1.800 marcas utilizam esse sistema. No entanto, as marcas têm investido a fundo nessa tecnologia, que já começa a estar presente em produtos mais novos e atuais, como os televisores e outros eletrodomésticos.

Dessa forma, o rápido crescimento no uso de tecnologias móveis, juntamente com a versão atualizada do sistema, a lista de seus aplicativos está crescendo de forma explosiva.

Por fim, serviços e ferramentas para saúde ou agricultura, aplicativos de negócios e puro entretenimento estão cada vez mais desempenhando um papel central em nossas vidas, e claro, usando a tecnologia Bluetooth.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.