Questões comentadas de Português - Banco do Brasil

Questões comentadas para ajudar na preparação dos candidatos aos próximos concursos do Banco do Brasil, para Escriturário.

O Banco do Brasil realiza mais um concurso com o apoio da CESGRANRIO, para selecionar candidatos ao cargo de Escriturário. Para ajudar nos estudos, comentamos a seguir três questões das provas de Língua Portuguesa do BB.

1. De acordo com as regras de regência verbal estabelecidas pela norma-padrão da Língua Portuguesa, o elemento destacado está adequadamente empregado em:

(A) Os inadimplentes infringem aos regulamentos estabelecidos pelas financeiras ao deixar de cumprir os prazos dos empréstimos.

(B) Os comerciantes elogiaram aos bancos às medidas tomadas a favor de seus empreendimentos.

(C) Vários executivos procuram realizar cursos de especialização porque cobiçam aos estágios mais avançados da carreira.

(D) Os funcionários mais graduados das grandes empresas aspiram aos melhores cargos tendo em vista o aumento de seu poder aquisitivo.

(E) Algumas grandes empresas responsáveis pelas redes sociais ludibriam aos princípios estabelecidos por lei ao permitir postagens agressivas.

Para respoder a esta questão, o candidato precisa saber a regência do verbo e sua transitividade, a fim de perceber se ele “pede” ou não a preposição. Os verbos “elogiar”, “infringir”, “cobiçar” e “ludibriar” são verbos transitivos diretos, não precisando da preposição. Em compensação, o verbo “aspirar” é transitivo indireto, “pedindo” o termo “aos”. A alternativa correta é a D.

Apostila completa para Escriturário do Banco do Brasil 2018

2. No texto, a palavra ou expressão a que o termo destacado se refere está corretamente explicitada entre colchetes em:

(A) “A teoria nos ensina que são três as suas principais características” (. 29-31) [ordem de pagamento]

(B) “Criada por um ‘personagem virtual’, cuja identidade no mundo real é motivo de grande especulação” (. 49-50) [moeda virtual]

(C) “trocavam seus produtos de subsistência através do escambo, organizado em locais públicos, decorrendo daí a origem do termo ‘pregão’ da Bolsa” (. 2-5) [produção de bens]

(D) “ela é sempre motivada por um fenômeno humano” (. 35-36) [essa pequena exegese]

(E) “o que isso tem a ver com bitcoins?” (. 32) [transação financeira virtual]

Este enunciado é típico dos concursos do Banco do Brasil, esperando que o candidato faça uma ótima interpretação de texto, sabendo a utilização de pronomes para substituir e referenciar termos que já foram usados no texto. Nas questões acima, a única que está correta é a A, já que está referenciando “ordem de pagamento”, enquanto as outras são falsas e incorretas, porque o termo referenciado não está adequado entre os colchetes.

3. A concordância do verbo destacado obedece ao que determina a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

(A) O financiamento de imóveis populares a baixo custo caracterizam a missão social dos bancos estatais.

(B) Necessitam-se de muitas iniciativas para ampliar a informatização do acesso bancário de modo a aumentar sua eficiência.

(C) A criação de moedas digitais que tem ocorrido na internet devem provocar relevantes mudanças sociais.

(D) A política de desenvolvimento social das comunidades carentes podem promover melhorias na vida de sua população.

(E) Na última década, criaram-se muitas oportunidades de negociação para consumidores endividados.

A concordância dos termos em Língua Portuguesa não é o conteúdo mais difícil, porque o que você precisa fazer é observar se os termos concordam em questão de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). A única resposta correta é, portanto, a E, porque o termo “criaram-se” está no tempo verbal correto, relacionando-se com a “última década” e ainda concordando com “oportunidades”, também no plural.

Tópico: Banco do Brasil

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos