O que é Planejamento Estratégico?

Está estudando para concursos? Veja este resumo sobre Planejamento Estratégico, conteúdo muito cobrado em provas diversas.

O planejamento estratégico é utilizado há muito tempo pela humanidade. Imagine que todas as atividades cotidianas precisam ser planejadas, para que todas sejam cumpridas com excelência.

Apesar de nem sempre levar esse nome, o planejamento estratégico é um pratica comum e importante para diversos setores da sociedade. Na administração de empresas, o planejamento estratégico vem sendo aprimorado com diferentes metodologias e técnicas, seguindo princípios e experiências de empresas e estudos.

Planejamento estratégico: conceitos e princípios

O planejamento estratégico é definido como sendo uma espécie de GPS, isso porque resulta no melhor caminho a ser seguido para atender os objetivos de uma empresa ou setor empresarial.

O assunto pode ser facilmente correlacionado a um jogo, no qual é necessário que você tome as melhores decisões para que o resultado seja de fato satisfatório (ou seja, que resulte em vitória).

Em um primeiro momento, para se começar o planejamento estratégico é necessário reconhecer a situação atual e posteriormente criar uma projeção de futuro.

Dessa forma, os principais princípios do planejamento estratégico giram em torno de três perguntas básicas:

  • O que se espera do futuro?
  • Porque alcançar o futuro desejado?
  • Como tornar o futuro desejado possível?

Observe que o planejamento estratégico visa um futuro desejado como o objeto central do planejamento em si. Afinal, quando não se sabe o que se deseja, fica-se praticamente impossível traçar os “caminhos”.

Planejamento estratégico: tipologias

Existem diversas formas de classificar o planejamento estratégico e esse é o processo do qual resultam suas tipologias (conjunto de técnicas adotadas pela empresa).

As tipologias do planejamento estratégico mais aceitas atualmente são:

  • Tipologia de Miles e Snow: tem como principal elemento o processo de adaptação da cultura da empresa (organizacional), por meio de uma interrelação com estrutura, processos e estratégias;
  • Tipologia de Porter: tem como principal elemento a redução de custos, sendo este uma forma de criar um mecanismo de defesa no mercado;
  • Tipologia de Mintzberg: é baseada em processo de diferenciação no mercado, por exemplo, a empresa buscar alcançar seu diferencial em diversos setores como: imagem, preço, qualidade e projeto, por exemplo.

Planejamento estratégico: metodologias e diagnósticos

Quando se fala em planejamento estratégico é essencial que metodologias e diagnósticos (frequentes) sejam feitos, o que não implica a aplicação de um método engessado e que não se encaixa no perfil da empresa.

Como metodologia no planejamento estratégico entende-se: o conjunto de técnicas adotadas pela empresa, tais técnicas são definidas pela literatura sobre o tema e por pesquisas científicas relevantes.

Dessa forma, o mais indicado é uma pesquisa sobre o tema, que resultará nas melhores estratégias a serem adotadas, as quais devem ser adequadas à realidade da mesma.

Já no que diz respeito ao diagnóstico, como já mencionado acima, essa é a primeira etapa do planejamento estratégico.

No entanto, cabe mencionar que é necessário que os diagnósticos sejam rotineiros, pois somente com tais análises é possível identificar quais são os cenários criados e quais as estratégias das metodologias aplicadas tiveram resultados positivos.

Contudo, o planejamento estratégico exige o envolvimento de todas as pessoas que compõem uma empresa ou setor, sendo necessária uma cultura organizacional bem definida. Os resultados do mesmo podem ser extremamente positivos para a empresa e em muitos casos pode ser a única solução para que a mesma se mantenha no mercado.

Por Letícia de Alcântara Moreira: Graduada em Gestão Ambiental pelo IFSULDEMINAS, mestra em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UNIFEI e pós - graduanda em Gestão ambiental pelo IFSULDEMINAS.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos