Dicas essenciais de Informática para provas de concursos

Provas de praticamente todos os concursos têm questões de Informática. Confira alguns dos assuntos incluídos no programa de provas do seu edital.

Hardware e Software

Em primeiro lugar, vale a pena definir a diferença entre os dois conceitos muito conhecidos no mundo da tecnologia: hardware e software. Enquanto o hardware equivale a todos os componentes, materiais, equipamentos físicos do computador. É a máquina, o que se pode tocar, por exemplo. Já o software é a parte “abstrata”, que ajuda o computador realizar todo o processamento de dados. O software são os programas que serão instalados.

Componentes funcionais

O computador tem diversos dispositivos e componentes que permitem toda a funcionalidade do equipamento, ou seja, o hardware é composto por muitos dispositivos. São eles:

Unidade Central de Processamento

Mais conhecido como CPU, esta parte tem como objetivo dar instruções aos programas, de modo que sejam executados corretamente. A CPU interpreta as funções dos programas também.

Memória

Para que haja o processamento automático de dados e o armazenamento das informações, a memória é um dos componentes principais do computador. É nela que os programas também serão guardados. Há dois tipos de memória: memória principal, composta da RAM e ROM, focada em armazenamento temporário dos dados; e a memória secundária que permite o armazenamento permanente dos dados. A memória secundária, por exemplo, pode ser o disco rígido.
Unidades de Entrada e Saída

As unidades de entrada e saída buscam criar a conexão entre a máquina com o ambiente externo. Ou seja, são mais componentes do hardware. Essa conexão serve para transmitir, transferir e compartilhar informações. São unidades de E/S (também chamados de periféricos):

Teclado: permite que o usuário opere a máquina;

Drive: é a unidade de disco que transfere dados e programas para a máquina;

HD: o disco rígido ou HD tem um maior processamento de dados e pode ser armazenado uma grande quantidade de dados.

Monitor: a importância do monitor para a máquina é que ele permite que o usuário tenha acesso visual aos programas e às instruções do computador. É por meio do monitor que se pode visualizar o que está sendo mostrado e representado.

Mouse: o mouse é um periférico de extrema preciosidade, visto que é capaz de se deslocar sobre uma superfície plana e ainda movimentar o cursor da tela do monitor, facilitando a operação feita pelo usuário.

Impressoras: elas servem para imprimir documentos e informações de arquivos. Como se fosse uma fotocópia da tela.

Atualmente se utilizam muito a impressora de jato de tinta ou laser. Geralmente, o scanner vem acoplado com a impressora, para que a informação do papel seja copiada para o computador.

Modem: o modem é um dispositivo de entrada e saída que tem a capacidade de fazer com que computadores conversem entre si, por meio da internet, por exemplo.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos