Questões comentadas - Prova de Agente de Pesquisa IBGE 2016

Questões comentadas de Geografia e Português para ajudar nos estudos para a prova de Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE 2016 - 7.500 vagas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o edital que preencherá 7.500 vagas para a função de Agente de Pesquisa e Mapeamento. Todas as chances são temporárias, mas não deixa de ser uma excelente oportunidade, principalmente para quem vinha buscando recolocação no mercado de trabalho há mais tempo.

Como o candidato precisa ter conhecimentos específicos sobre a disciplina de Geografia, resolvemos separar algumas questões da prova anterior do IBGE (para o mesmo cargo), a fim de comentar como funciona a aplicação do conteúdo na prática.

Questões comentadas de Geografia do IBGE

O conteúdo programático de Geografia que cairá na prova do concurso abrange desde as noções de orientação desde os aspectos físicos e meio ambiente do Brasil. Vamos conferir algumas questões:

1. Um avião de pequeno porte se desloca, em linha reta, do aeroporto internacional de Brasília, no Distrito Federal, em direção a Belém, capital do estado do Pará. Considerando a margem de diferença de menos de 1o de longitude entre essas duas cidades e os pontos cardeais, a aeronave se deslocou no sentido
(A) Norte – Sul
(B) Sudeste – Nordeste
(C) Norte – Sudeste
(D) Sul – Norte
(E) Norte – Nordeste

Para responder esta questão, o estudante precisa orientar-se mentalmente com o mapa do Brasil para poder localizar Brasília e Belém. Como Brasília se encontra "no meio" do Brasil e Belém na região Norte, o sentido da aeronave foi do Sul em direção ao Norte, logo, alternativa D.

2. Com o avanço da urbanização do território brasileiro, nas áreas metropolitanas, surgiu um processo demográfico caracterizado pela migração diária de população trabalhadora entre municípios próximos, dependente, em grande medida, dos transportes coletivos e de massa. Esse movimento de população é denominado

(A) imigração
(B) migração de retorno
(C) transmigração
(D) migração pendular
(E) transumância

Primeiramente, vamos entender os conceitos. Imigração é a entrada de novas pessoas em solo estrangeiro, isto é, o movimento de saída para outro país. Migração de retorno é quando o imigrante volta ao seu país de origem; muitas vezes isso acontece quando acaba uma guerra civil, por exemplo, e os imigrantes voltam. Transmigração é uma mudança periódica de um lugar para o outro. Migração pendular é aquela em que pessoas se deslocam para trabalhar em outra cidade e retornam para sua casa no fim da tarde, por exemplo. E transumância é uma migração sazonal, em que pessoas migram para outras regiões devido às mudanças climáticas. Logo, o movimento de população retratado só pode ser a migração pendular, alternativa D.

3. Banhada por importantes rios e com abundância de ventos, a região Sul é um dos maiores polos de geração de energia do País. É lá que se encontra a maior usina hidrelétrica do planeta em geração por MW/hora, Itaipu Binacional, localizada em Foz do Iguaçu (PR), responsável pelo fornecimento de 17,3% da energia consumida no Brasil e 72,5% do consumo no Paraguai. A usina hidrelétrica mencionada no texto, localiza-se na bacia hidrográfica do rio

(A) Paraná
(B) Uruguai
(C) Paraguai
(D) Tocantins
(E) Parnaíba

Como Itaipu localiza-se na região Sul e no estado do Paraná, a bacia hidrográfica é do Paraná. Esta questão deve ser respondida por meio de conhecimentos sobre o Brasil em geral, principalmente em ler as siglas dos estados e localizar onde fica cada estado. A alternativa A está correta.

Questões comentadas de Português do IBGE

O conteúdo programático desta matéria para a prova contempla questões abordam a interpretação de texto e outras que envolvem o uso da gramática normativa, como a crase, regência e concordância. Confira algumas destas questões a seguir, lembrando mais uma vez que as mesmas foram extraídas da prova anterior de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

1. A palavra em destaque está grafada de acordo com a norma-padrão, EXCETO em:

(A) Os carros vêm poluindo as cidades a muito tempo.
(B) Os ambientalistas procuram há décadas uma solução definitiva.
(C) O desinteresse pelos automóveis passou a despertar a atenção dos estudiosos.
(D) Nas cidades planejadas, as zonas residenciais devem ficar a dez km do centro comercial.
(E) Em alguns países, há excesso de veículos nas ruas.

É utilizado o verbo haver no sentido do verbo existir e também fazendo referência ao tempo, indicando o passado. Logo, as opções B e E, estão corretas. O artigo ‘a’ é como complemento da oração, a fim de unir e trazer concordância na sentença, como acontece em C e D. A alternativa A está errada, uma vez que o artigo está sendo utilizado de forma errônea, já que diz respeito ao tempo, ao passado com a expressão “Muito tempo”. Então, deveria ser grifado como “há”.

2. No trecho do Texto III “Esse é o desejo dos jovens que também já mudaram e, agora, estão sonhando, mas de olhos bem abertos, para cuidar do mundo em que vivem.” (. 34-36), a palavra destacada introduz a ideia de:

(A) tempo
(B) causa
(C) modo
(D) proporção
(E) finalidade

Se os jovens estão mudando de olhos abertos é porque querem mudar o mundo em que vivem. O termo “para” indica finalidade, porque é o objetivo dos jovens. Logo, a alternativa correta é a E.

3. No trecho do Texto II “A opção pelo automóvel [...] levou à paralisia do trânsito” (. 2-5), o sinal indicativo da crase foi utilizado obrigatoriamente, de acordo com os preceitos da norma-padrão da Língua Portuguesa, assim como deve ser empregado em

(A) A Confederação Nacional da Indústria defende a criação de um fundo de desenvolvimento para as cidades resolverem os problemas do trânsito.
(B) A maior parte da população, na atualidade, está disposta a usar meios de transporte que não poluam.
(C) A perda de tempo no deslocamento entre o trabalho e a casa estimulou as empresas a adotarem alternativas para os empregados.
(D) A motivação principal para a redução da perda de tempo nas empresas é a questão da mobilidade urbana.
(E) A opção pelo trabalho tradicional das pequenas indústrias deve-se a mentalidade dos proprietários das empresas.

O sinal indicativo da crase não pode ser utilizado quando o termo seguinte for um verbo, logo as alternativas B e C não são corretas. E como verbo “defender”, na opção A, é um verbo transitivo direto, ele não “pede” a crase. Como já há uma preposição na alternativa D, “para”, não é um termo que sugere a crase. A opção E, o termo negritado, precisa da crase, porque o verbo dever é transitivo direto e indireto, que necessita de um complemento e da preposição, logo, a crase.

Sucesso aos candidatos!

Tópico: IBGE

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos