Concurso Pré - Sal Petróleo - PPSA 2016

Desde 2013, empresa Pré-Sal Petróleo ainda não definiu quando realizará o esperado concurso para composição de um quadro permanente.

No dia 02 de agosto de 2013 foi publicado o Decreto nº 8.063/2013, que cria a nova Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Desde então, a expectativa pela realização do primeiro concurso para a companhia só fez crescer.

Leia também: Pré-Sal Petróleo S.A comporá seu quadro por meio de concurso

Quase dois anos se passaram e um posicionamento definitivo a este respeito não foi dado. O que já se sabe é que a empresa continua elaborando um planejamento estratégico para estabelecer o quantitativo de vagas e a relação dos cargos a serem providos. Em 2014, o executivo da PPSA, Oswaldo Pedrosa, havia anunciado concurso, com provável oferta de 150 vagas para profissionais que seriam contratados ao longo do ano de 2015. Estamos no final do primeiro semestre de 2015 e não há indicação de organizadora, nem autorização publicada. Portanto, é provável que esse certame somente venha entrar na pauta do governo a partir de 2016.

Acompanhe as apostilas publicadas para este e outros concursos aqui

Até a questão central da divisão dos royalties proporcionados pela exploração do petróleo na nova camada não está fechada. De acordo com o seu Estatuto, a Pré-Sal Petróleo, cuja sede se instalará em Brasília, “tem por finalidade maximizar o resultado econômico dos contratos de partilha de produção e de comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União”. Seu capital social inicial divulgado foi de R$ 50 milhões e seus rendimentos seriam provenientes, entre outras fontes, das rendas da gestão dos contratos de partilha, dos recursos de acordos e convênios e até mesmo rendimentos de aplicações financeiras que realizar.

A especulação acerca das prováveis 150 vagas tem origem no artigo nº 38 do Decreto de criação da PPSA, que trata do regime de pessoal, indicando que a empresa teria, no máximo, "150 empregados permanentes, além de trinta funções gratificadas de livre provimento”. O regime de pessoal será celetista (CLT), mas as contratações se darão mediante a realização de concurso público de provas ou de provas e títulos. Como geralmente as funções oferecidas pela Petrobrás são de formações ou experiências específicas, o momento atual é de somente focar nos conhecimentos comuns costumeiramente cobrados em concursos de nível médio/técnico e superior da Petrobrás.

Saiba mais sobre o Pré-Sal: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal/

Tópico: Pré - Sal Petróleo S. A.

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco