Banco do Brasil pode ter promovido bancários sem abrir concurso público

"Instituição financeira somente promove concurso para Escriturário, provendo todas as outras funções, inclusive aquelas que exigem formação superior, por meio de seleção interna, a título de investidura em cargos em comissão", diz procurador

No momento em que todas as atenções estão voltadas para o novo Concurso do Banco do Brasil, não deixa de ser, no mínimo, intrigante uma notícia publicada no portal "Infomoney" nesta semana de fevereiro de 2014. A matéria informa que foi movida uma ação contra o BB, que está sendo acusado em criar cargos públicos e promover progressões funcionais por meio de seleção interna, ou seja, sem a realização de concurso público propriamente dito.

A ação está tramitando no Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e o valor do processo contra o Banco é de R$ 12,2 milhões por dano moral coletivo. A primeira audiência está marcada para dia 20 de março de 2014, em Brasília.

Segundo a peça, a instituição criou cargos públicos e promoveu as ascenções de carreira por seleção interna e regime de comissionamento, uma prática considerada inconstitucional pelo Ministério Público.

 De acordo com o procurador do Trabalho, Sebastião Vieira Caixeta, autor da ação, "a instituição financeira somente promove concurso para Escriturário, provendo todas as outras funções, inclusive aquelas que exigem formação superior, por meio de seleção interna, a título de investidura em cargos em comissão”.

Caixeta pede que o Banco do Brasil somente contrate, designe ou nomeie trabalhadores para as profissões de nível superior após a prévia aprovação no concurso público especifico para a respectiva profissão. Os servidores que ocupem irregularmente essas funções devem retornar à atividade de origem no prazo máximo de seis meses.

Informações do link: http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/3178925/esta-sendo-processado-por-promover-bancarios-sem-concurso-publico

Tópico: Banco do Brasil

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco