Biscoito ou bolacha? Saiba qual a diferença entre os dois

Escolha linguística varia e gera muita confusão em diversas regiões do Brasil. Saiba qual a diferença entre biscoito e bolacha e faça a escolha correta.

Alguns termos na língua portuguesa acabam gerando dúvidas em várias pessoas. Uma dessas confusões está em torno do uso dos termos biscoito ou bolacha, já que muitos desconhecem a diferença entre as duas palavras.

continua depois da publicidade

Essa questão é fonte de muitas polêmicas e, na maioria das vezes, a escolha entre um termo e outro varia de acordo com a região do país. Em suma, tratam-se de palavras sinônimas, mas que apresentam diferenças nas características e na origem de cada uma.

Outro fator que difere cada uma das duas iguarias é o modo de preparo das massas. Nesse sentido, com o objetivo de esclarecer de uma vez por todas, elaboramos um artigo para você saber a diferença entre biscoito e bolacha.

Leia também

Biscoito ou bolacha: saiba a diferença

Biscoito e bolacha são palavras sinônimas, entretanto apresentam diferenças na origem de cada uma, bem como no preparo dessas duas receitas. Por isso, vale dizer que o uso de cada palavra é uma escolha bem subjetiva, que varia de acordo com a região do Brasil.

continua depois da publicidade

No que diz respeito à parte culinária, ambos usam os mesmos ingredientes, como farinhas específicas, gordura, levedura e açúcar. O que os diferencia são características como a textura e o formato de cada um.

O que é o biscoito?

Biscoito é um termo derivado do latim “biscoctus”. Dessa forma, ‘bis’ significa “duas vezes” e ‘coctus’ se relaciona com o termo “cozido”. Logo, o biscoito tem como característica o fato de ser cozido duas vezes.

Antigamente, o modo de preparo do biscoito era exatamente dessa maneira, com dois cozimentos, o que deixaria a massa menos úmida e fazia com que a iguaria durasse mais tempo antes de perder a validade.

Hoje em dia, o biscoito é um alimento versátil, que se apresenta em formatos diferentes e com texturas mais secas ou mais úmidas. Existe também a ocorrência de biscoitos de vários sabores, como limão, morango, chocolate e outros.

continua depois da publicidade

O que é a bolacha?

Bolacha é uma palavra que tem sua origem no latim “bulla”, que significa algo como um objeto esférico, ou “bolo”. A palavra, então, teria significado de “bolo pequeno” ou “bolinho”. Sua característica principal é o formato arredondado e a textura mais seca, além da falta de recheio.

A palavra de origem holandesa “koekje” também possui o mesmo significado, e acabou por gerar outros termos, como é o caso das palavras “cookie” e “cracker”. A convenção definiu que a palavra e os seus derivados seriam aqueles alimentos que utilizam fermento. Como as receitas nacionais utilizam esse ingrediente, então pode-se falar em bolachas.

Fim das dúvidas

Os biscoitos e bolachas produzidos no Brasil são regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que os consideram os termos como sinônimos. Dessa forma, a agência os define como um produto obtido pelo ato de amassar e cozimento da massa, que pode ser preparada com farinhas, amidos, féculas e outros ingredientes.

continua depois da publicidade

Quanto à existência na língua portuguesa, a palavra biscoito possui registros datados de 1317, em sua forma antiga “bíscoyto”. Entretanto, há quem afirme que a palavra entrou na língua portuguesa apenas no século 15. Já para a palavra bolacha, os registros acusam o ano de 1543 como o de inserção da palavra no vocabulário da língua.

Leia também

Concursos em sua
cidade