Em relação à parcela de fevereiro do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o calendário de depósitos já está em andamento desde o dia 24/2. A autarquia, no entanto, realizará uma pausa na concessão durante as festividades do Carnaval, ou seja, entre 1º e 5 de março.
Com o consequente adiamento, determinados segurados somente teriam o dinheiro na conta durante a segunda semana de março, o que trouxe insatisfação e fez com que a equipe da presidência da República tomasse uma medida para contornar o cenário.
A pedido do Governo Federal, o calendário acabou sendo reajustado para que todos os segurados consigam acessar o benefício ainda durante a primeira semana de março. Portanto, aqueles que receberiam nos dias 10/3 e 11/3 terão direito ao lote de fevereiro em 6/3.
As transferências que seriam feitas em 12/3, por outro lado, serão antecipadas para 7/3. A medida afetará 15 milhões de aposentados, pensionistas, atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e cidadãos que recebem os demais benefícios previdenciários.
A consulta do lote, inclusive, pode ser feita pelo sistema do Meu INSS, que tem versão para desktop e aplicativo. Para verificar as informações atualizadas, como valor e situação cadastral, basta acessar a plataforma com os mesmos dados da conta no GOV.BR.
Feito isso, os segurados devem clicar na opção “Extrato de Pagamento”, onde haverá um resumo sobre os detalhes da parcela. Mais informações podem ser buscadas na lupinha de pesquisa dentro do mesmo sistema. Se persistirem dúvidas, vale a pena entrar em contato com a Central 135.
Para serviços automáticos, o telefone funciona durante 24 horas. Mas, caso queiram atendimento personalizado, os interessados devem ligar de segunda a sábado, das 7h às 22h. O passo a passo é simples de ser seguido para encontrar os serviços requisitados via telefonema.
Quem já pode sacar o INSS de fevereiro?
Os pagamentos começaram a ser feitos aos segurados que ganham benefício equivalente ao piso do instituto, ou seja, R$ 1.518,00. Aqueles com penúltimo dígito 1, 2, 3 ou 4 já tiveram os valores disponibilizados, conforme a ordem definida no calendário oficial do INSS.
Nesta sexta-feira, 28/2, será a vez dos cidadãos que possuem penúltimo dígito 5, desde que recebam valor correspondente ao piso nacional. Os demais grupos terão direito à parcela de fevereiro nos dias 6/3 e 7/3, inclusive aqueles que ganham valor acima de R$ 1.518,00.
Novo calendário do lote
Durante as festividades do Carnaval, não haverá pagamento para nenhum grupo de segurados do instituto. O calendário será retomado no dia 6/3, próxima quinta-feira. Todos os segurados receberão o benefício de fevereiro durante a primeira semana de março.
A medida foi sugerida pelo Governo Federal e acatada pelo INSS, no sentido de evitar que as transferências fossem postergadas para a segunda semana de março em razão da pausa de concessões durante o Carnaval.
A ordem de escalonamento continua a mesma e nada foi alterado nesse sentido. Para os demais grupos que ainda não receberam o benefício que é equivalente ao piso do instituto, o cronograma atualizado ficou assim:
- Penúltimo dígito 6 do NB: 6/3;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 7/3;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 6/3;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 6/3;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 7/3.
Lembrando que esse será o mesmo calendário usado como referência para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que tem caráter assistencial e é regulamentado pela LOAS. O INSS é responsável pela operacionalização dos pagamentos, com gerência do MDS.
E o calendário atualizado de fevereiro para quem recebe acima do piso do instituto? Confira as datas reajustadas:
- Beneficiários com NB finais 1 e 6: 6/3;
- Beneficiários com NB finais 2 e 7: 7/3;
- Beneficiários com NB finais 3 e 8: 6/3;
- Beneficiários com NB finais 4 e 9: 6/3;
- Beneficiários com NB finais 5 e 0: 7/3.
Atendimento do INSS durante o Carnaval
O INSS informou que fará mudanças excepcionais no atendimento durante o Carnaval, valendo somente para serviços presenciais e telefônicos. Até porque o sistema do “Meu INSS” continuará funcionando normalmente, ou seja, durante 24 horas por dia.
Nos dias 3 e 4/3, respectivamente segunda e terça-feira de Carnaval, as agências do instituto não abrirão. Durante a Quarta-Feira de Cinzas, 5/3, o expediente começará às 14h. No entanto, isso vale apenas para cidadãos com perícia médica e avaliação social agendadas.
Caso contrário, não haverá atendimento na Quarta-Feira de Cinzas. As atividades serão retomadas normalmente a partir do dia 6/3. Serviços automáticos pela Central 135 continuarão funcionando durante 24 horas por dia, mesmo durante as festividades carnavalescas.
Em contrapartida, o atendimento humano pelo telefone será reduzido no sábado, na segunda e na terça-feira de Carnaval. Em vez de 7h às 22h, as ligações ficarão disponíveis das 7h às 18h. Não haverá atendimento humano no domingo, como geralmente ocorre.
Durante a Quarta-Feira de Cinzas, o atendimento humano voltará ao expediente habitual: das 7h às 22h.