Os benefícios do INSS, Instituto Nacional de Seguro Social, passam por reajustes anuais, a depender do aumento definido para o salário-mínimo. Geralmente, a correção é anunciada entre janeiro e fevereiro do ano de referência, o que também deve ocorrer em 2024.
A consulta do novo valor poderá ser feita diretamente pela internet, sendo liberada no mesmo período da divulgação do ajuste oficial. Para já te deixar preparado, vamos mostrar como funciona o procedimento de verificação que, até o momento, ainda não está atualizado pelo INSS.
Você também confere como o instituto geralmente define as mudanças nos valores dos benefícios, como aposentadoria, pensões e BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além do mais, já é possível ter uma noção de qual será o piso a ser definido para o ano que vem.
Aproveite a visita em nosso site e não deixe de explorar outros conteúdos que já foram publicados. Além de temas voltados ao INSS e programas sociais, também cobrimos pautas sobre educação, ciência, tecnologia, dicas de estudo e notícias de concursos abertos no país.
Como funciona o reajuste anual do INSS?
Em linhas gerais, o piso do INSS equivale ao valor do salário-mínimo no ano vigente. O aumento depende diretamente da correção feita pelo governo federal, sendo incorporada nos benefícios de aposentados, pensionistas e inscritos no BPC.
Vale frisar que os demais reajustes, no caso de quem recebe parcelas acima do piso nacional, são feitas de maneiras proporcionais até chegar ao teto. Essa proporcionalidade também gira em torno do percentual de aumento no salário-mínimo do país.
Então, não é possível afirmar qual será o valor a mais que os segurados do INSS irão receber em 2024, já que a decisão do ajuste no salário-mínimo depende diretamente dos cálculos feitos pelo governo federal. Mas já saiu uma estimativa de qual será o valor no ano que vem.
Piso do INSS em 2024 já tem valor estimado pelo governo
Mesmo que ainda não seja o valor oficial, o governo brasileiro realizou cálculos preliminares para separar recursos na proposta orçamentária. A grande mudança de 2024 diz respeito à nova política de valorização do piso, que atenderá a critérios diferentes.
Como assim? A partir do ano que vem, a equipe do governo fará o ajuste com base nos índices econômicos atualizados. Dois deles em específico serão levados em consideração: INPC acumulados dos últimos 12 meses e o crescimento do PIB no país.
Neste segundo caso, somente será avaliado o desenvolvimento do Produto Interno Bruto do segundo ano anterior ao de referência, ou seja, 2022. O governo federal, tendo os novos critérios em vista, informou que o valor do salário-mínimo pode ser de R$ 1.421 em 2024.
Caso a quantia seja oficializada, o piso do INSS também deverá ter o mesmo percentual de aumento.
Como será possível consultar o reajuste dos valores do INSS
Assim que houver o anúncio oficial do novo valor dos benefícios em 2024, os segurados do INSS poderão realizar a consulta diretamente pela internet. Bastará acessar portal Meu INSS, que também está disponível por meio do aplicativo para celulares Android e iOS.
Os cidadãos devem entrar no sistema com base nas informações anteriormente registradas no GOV.BR e verificar a situação do benefício, incluindo o valor atual das parcelas. Lembrando que os dados ainda serão atualizados, já que o reajuste não foi oficializado no país.