BPC Setembro: confira calendário atualizado de pagamentos

Em nossa matéria, você confere todas as datas de pagamento referentes à setembro, além de regras gerais do BPC.

Os pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada), referentes ao mês-base de setembro, já estão sendo feitos pelo INSS, com gestão do Ministério da Cidadania. Inclusive, um novo grupo de inscritos receberá o valor de R$ 1.320 nesta quarta, dia 27/9.

continua depois da publicidade

O calendário de repasses segue o mesmo cronograma tradicional do INSS, levando em conta o último dígito do NB (Número de Benefício). Isso sem considerar o algarismo que aparece depois do traço. É necessário considerar o seguinte número, por exemplo: 000.000.000-0.

Em nossa matéria, você confere todas as datas de pagamento referentes à setembro, além de regras gerais do BPC. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como dicas de estudo e pautas sobre conhecimentos gerais.

Temos o intuito de democratizar a informação de qualidade, ainda mais para os concurseiros que precisam ficar constantemente atualizados sobre economia, tecnologia, ciência e mais. Para ajudar na preparação, disponibilizamos simulados gratuitos em nossa página exclusiva.

continua depois da publicidade

Quem tem direito ao BPC em 2023?

Como o BPC paga parcelas que correspondem a um salário-mínimo vigente, o valor atual do benefício é de R$ 1.320. É possível que o pagamento seja reajustado em 2024, dependendo do aumento aprovado pelo governo em relação ao piso nacional do próximo ano.

Para receber o benefício, é necessário cumprir algumas exigências. Os inscritos devem ter renda mensal de até 1/4 do salário-mínimo por pessoa da família. Além disso, o BPC atende somente dois públicos-alvos:

continua depois da publicidade
  • Pessoas com deficiência de qualquer faixa etária;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

O requerimento do benefício pode ser feito diretamente pela internet, tanto pelo site quanto pelo aplicativo (Android ou iOS) chamado “Meu INSS”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania ou 135 do INSS.

Calendário atualizado do BPC de setembro

Os beneficiários do BPC com NIS finais 1 e 2 já receberam a parcela de setembro do BPC. Nesta quarta, 27/9, será a vez daqueles que possuem NIS final 3. O calendário deste mês-base segue até 6/10. Confira todas as datas a seguir:

  • NB final 1: 25 de setembro (pago);
  • NB final 2: 26 de setembro (pago);
  • NB final 3: 27 de setembro (a ser pago nesta quarta-feira);
  • NB final 4: 28 de setembro;
  • NB final 5: 29 de setembro;
  • NB final 6: 02 de outubro;
  • NB final 7: 03 de outubro;
  • NB final 8: 04 de outubro;
  • NB final 9: 05 de outubro;
  • NB final 0: 06 de outubro.

Lembrando que, para não perder o direito ao benefício, os inscritos devem manter o cadastro atualizado no CadÚnico. O Ministério da Cidadania chegou a divulgar um cronograma de revisão cadastral para aqueles que não estão com os dados em dia.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade