O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou o calendário com todas as datas de pagamento referentes ao mês-base de setembro. Por sua vez, os repasses para aposentados, pensionistas e inscritos no BPC foram organizados em dois cronogramas distintos.
Um deles é destinado aos que recebem benefícios que equivalem a um salário-mínimo vigente. Já o segundo calendário INSS diz respeito aos pagamentos para segurados que têm direito a valores acima do piso nacional.
De qualquer forma, a organização de ambos os cronogramas é baseada no último dígito do NB (Número de Benefício), sem considerar a numeração que aparece após o traço: 000.000.000-0, por exemplo.
Os pagamentos começam na próxima segunda, 26/9, e devem terminar no dia 6 de outubro de 2023. Em nossa matéria, você confere todas as datas do calendário oficial de pagamentos e como é possível consultar o extrato do INSS com valores e outras informações dos benefícios.
Como consultar o extrato do INSS?
O extrato de seu benefício do INSS pode ser consultado diretamente pela internet. O instituto libera algumas formas de você verificar o valor, além da data em que o pagamento irá cair, dependendo do mês-base de repasses.
Em linhas gerais, o procedimento pode ser feito pelo site “Meu INSS”. O beneficiário deve entrar com o login do GOV.BR para conferir as informações. O valor do benefício estará disponível na opção “Extrato de pagamento de benefício”.
A mesma consulta também pode ser efetuada pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para celulares com sistemas Android e iOS.
Calendário INSS: datas de pagamento de setembro
Como ressaltamos, o novo pagamento do INSS começará a ser depositado na próxima semana, especificamente a partir do dia 26/9. As datas forma organizadas em dois cronogramas diferentes. Confira todas as datas logo abaixo:
Para beneficiários que recebem 1 salário mínimo como benefício
- Cartão do benefício com final 1: 25 de setembro;
- Cartão do benefício com final 2: 26 de setembro;
- Cartão do benefício com final 3: 27 de setembro;
- Cartão do benefício com final 4: 28 de setembro;
- Cartão do benefício com final 5: 29 de setembro;
- Cartão do benefício com final 6: 2 de outubro;
- Cartão do benefício com final 7: 3 de outubro;
- Cartão do benefício com final 8: 4 de outubro;
- Cartão do benefício com final 9: 5 de outubro;
- Cartão do benefício com final 0: 6 de outubro.
Para beneficiários que recebem acima do piso nacional
- Cartão do benefício com final 1 ou 6: 2 de outubro;
- Cartão do benefício com final 2 ou 7: 3 de outubro;
- Cartão do benefício com final 3 ou 8: 4 de outubro;
- Cartão do benefício com final 4 ou 9: 5 de outubro;
- Cartão do benefício com final 5 ou 0: 6 de outubro.