Inscritos no Bolsa Família terão acesso a medicamentos de graça

Beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular.

Os beneficiários do Bolsa Família terão direito, de maneira totalmente gratuita, ao acesso dos medicamentos ofertados pelo programa Farmácia Popular. Vale lembrar que, atualmente, essas medicações são divididas entre aquelas que são 100% de graça e outra parte tem desconto de 90% em relação ao preço comercial.

continua depois da publicidade

Com a atualização, de acordo com o governo federal, o programa seguirá disponibilizando gratuitamente medicamentos para doenças como diabetes, hipertensão e asma. Agora, também passa a fornecer, sem custos ao consumidor, medicamentos anticoncepcionais e contra a osteoporose.

Farmácia Popular: remédios gratuitos a beneficiários do Bolsa Família

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (7/06), que os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito aos medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular, beneficiando milhões de brasileiros. Além disso, o desconto de até 90% no preço de 40 remédios passa a valer para toda a população.

Leia também

Ainda de acordo com o governo federal, o programa vai retornar a disponibilizar os medicamentos em 35 mil farmácias da rede privada, beneficiando 22,5 milhões de pessoas. Será dada prioridade para 811 municípios, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, atendidos pelo programa Mais Médicos.

continua depois da publicidade

Até o ano de 2026, a expectativa é que o programa esteja disponível em 45 mil estabelecimentos, metade da quantidade de farmácias existentes no país. O anúncio foi realizado oficialmente por meio da página da Secretaria de Comunicação Social da Presidência no Twitter:

Farmácia Popular para os indígenas

O Ministério da Saúde vai facilitar o acesso ao programa para a população indígena. A pasta também informou que, com objetivo de evitar o deslocamento dessas pessoas, um representante de comunidade será nomeado como responsável pela retirada dos medicamentos indicados, sem necessidade de apresentar o CPF para atendimento.

continua depois da publicidade

Essa iniciativa entrará em prática inicialmente por meio de projeto-piloto que será aplicado no território Yanomami, no estado de Roraima.

Com a ação, o programa Farmácia Popular passa a ofertar todos os medicamentos do rol, de forma gratuita, também para essa população. As ações serão implementadas, de maneira gradual, e com a participação direta dos conselhos distritais de saúde indígena.

Programa Farmácia Popular será reformulado

Esse programa foi criado em 2004 e beneficia até hoje milhões de brasileiros. O objetivo principal era de garantir a continuidade do tratamento de doenças com disponibilização de medicamentos gratuitos ou com descontos.

continua depois da publicidade

Assim, qualquer brasileiro tem acesso atualmente, de maneira gratuita ou com altos descontos, aos remédios para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão. A partir de agora, com a reformulação, também terão direito a algumas medicações para osteoporose e anticoncepcionais.

O programa Farmácia Popular também oferece remédios para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas, mas com descontos. Ao todo, estão cobertos os tratamentos para 11 doenças distintas.

O anúncio da reformulação foi feito pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (7/06), durante evento realizado na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

Conforme o governo federal, no ano passado, o Farmácia Popular beneficiou cerca de 20 milhões de pessoas, representando menos 9 milhões de atendimentos comparados ao número registrado em 2015, no qual houve o maior volume de recursos destinados a esse programa.

Conforme o Cuida Mais Brasil, que considera aspectos regionais de organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS), a queda do número de pessoas atendidas tem relação direta com a redução de investimento ao longo dos anos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade