Saque-aniversário FGTS: nascidos em maio já podem retirar o dinheiro

Saque-aniversário FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já foi liberado para milhões de brasileiros. Veja como fazer a consulta.

O saque-aniversário FGTS já está disponível para os nascidos no mês de maio. Essa é uma modalidade opcional de retirada de valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Dessa maneira, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, é possível tirar parte do saldo de contas ativas ou inativas.

continua depois da publicidade

Contudo, antes de escolher essa opção é importante entender que ela gera algumas restrições. Assim, caso seja demitido, só será disponibilizado o valor da multa rescisória e não será possível resgatar a quantia integral disponível no FGTS.

Mais de 22 milhões de trabalhadores aderiram ao saque-aniversario FGTS. Essa modalidade permite retirar entre 5% a 50% do valor disponível na sua conta do Fundo, proporcional ao limite.

Saque-aniversário FGTS: calendário completo

Leia também

A Caixa Econômica Federal divulgou, ainda no ano passado, o calendário completo com todas as datas do saque-aniversário FGTS para o ano de 2023:

continua depois da publicidade
  • Nascidos em janeiro: quantia liberada em 2 de janeiro e pôde ser acessada até 31 de março de 2023;
  • Nascidos em fevereiro: quantia liberada em 1º de fevereiro e pôde ser acessada até 28 de abril de 2023;
  • Nascidos em março: quantia liberada em 1º de março e segue disponível até 31 de maio de 2023;
  • Nascidos em abril: quantia liberada em 3 de abril e segue disponível até 30 de junho de 2023;
  • Nascidos em maio: quantia liberada em 2 de maio e segue disponível até 31 de julho de 2023;
  • Nascidos em junho: valores serão liberados a partir de 1º de junho e podem ser acessados até 31 de agosto de 2023;
  • Nascidos em julho: valores serão liberados a partir de 3 de julho, com possibilidade de acesso até 29 de setembro de 2023;
  • Nascidos em agosto: valores serão liberados a partir de 1º de agosto e podem ser acessados até 31 de outubro de 2023;
  • Nascidos em setembro: valores serão liberados a partir de 1º de setembro e podem ser retirados até 30 de novembro de 2023;
  • Nascidos em outubro: valores serão liberados a partir de 2 de outubro e podem ser acessados até 29 de dezembro de 2023;
  • Nascidos em novembro: valores serão liberados a partir de 1º de novembro e podem ser acessados até 31 de janeiro de 2024;
  • Nascidos em dezembro: valores serão liberados a partir de 1º de dezembro e podem ser acessados até 29 de fevereiro de 2024.

Depois do período limite para acessar os valores, o dinheiro só poderá ser sacado dentro do calendário para o ano de 2024.

Saque-aniversário FGTS: veja como aderir

O saque-aniversário do FGTS já favoreceu milhões de pessoas que optaram por essa opção no ano passado, movimentando cerca de R$ 33 bilhões na economia nacional, liberando aproximadamente 5% dos ativos disponíveis no fundo. Apenas no ano de lançamento, em 2020, 9,8 milhões de trabalhadores aderiram à modalidade.

continua depois da publicidade

A solicitação de saque-aniversário pode ser realizada junto ao site do FGTS ou do aplicativo. Caso escolha o app, basta selecionar a opção “saque-aniversário” e, em seguida, clicar em “optar por adesão”. O pedido deve ser realizado até o último dia do mês do seu aniversário.

Além disso, por meio de ambas as plataformas, o trabalhador pode realizar uma consulta simples sobre datas e valores, sem precisar aderir à modalidade.

Para aqueles que já optaram pela modalidade saque-aniversário e desejam mudar para a modalidade de rescisão, deverá solicitar o retorno no aplicativo do FGTS (Android e iOS).

continua depois da publicidade

Essa mudança na categoria, no entanto, será válida apenas após o 25º mês posterior à data da solicitação de retorno ao saque-rescisão, ou seja, dois anos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade