9 folgas previstas na CLT que o trabalhador tem direito; veja quais são

Existem 9 situações que permitem que os trabalhadores brasileiros tirem folga sem serem penalizados. Saiba quais são as situações previstas na CLT.

Os trabalhadores brasileiros que exercem sua profissão com carteira assinada têm direito a uma série de ausências que são garantidas pela legislação. Os dias de folga, por sua vez, devem ter uma justificativa, junto de um comprovante, de modo que o colaborador não fique no prejuízo. Sendo assim, a CLT prevê 9 folgas para os funcionários em situações específicas.

continua depois da publicidade

Até hoje, um dos temas mais comentados sobre o mundo do mercado de trabalho segue sendo os dias de folga. Afinal, todos os cidadãos desejam ter seus direitos respeitados, e isso envolve entender quantas faltas são permitidas e o que diz o código sobre os dias de ausência.

Como cada organização pode trabalhar em diferentes tipos de escala, é essa organização que irá determinar quando um colaborador poderá tirar sua folga. Para entender mais, confira abaixo quais são as 9 folgas que qualquer trabalhador formal tem direito.

CLT: folgas previstas para trabalhadores brasileiros

Leia também

Mesmo que o conceito seja consideravelmente simples, muitos cidadãos ainda têm dúvidas a respeito dos dias de folga. Afinal, o descanso só pode ser caracterizado como folga quando está de acordo com a legislação vigente.

continua depois da publicidade

Desse modo, com a exceção das férias, feriados e dias de descanso semanais previstos na CLT, como o domingo, é possível incluir as folgas na categoria de faltas justificadas, ou seja, quando o trabalhador não é penalizado por não comparecer ao serviço.

Além disso, é importante entender que existe uma diferença entre os dias de folga e os dias de descanso. Os dias de descanso são as folgas semanais, bem como as férias. Não há necessidade de justificar as datas, e os períodos determinados pela lei devem ser respeitados.

continua depois da publicidade

Já os dias de folga são situações pontuais em que o trabalhador tem o direito de não comparecer ao trabalho, em razão de falecimento de familiar, nascimento de um filho e casamento. Confira abaixo quais são as 9 faltas que os trabalhadores brasileiros têm direito e poucos sabem:

  1. Falecimento de parente ou dependente: permite que o trabalhador se ausente por até dois dias do trabalho sem desconto no salário.
  2. Nascimento do filho: mães podem se ausentar por até 120 dias por meio da licença maternidade. Já os pais podem tirar uma licença de cinco dias corridos.
  3. Casamento: permite que o trabalhador se ausente por três dias corridos. Vale lembrar que os dias não são úteis, ou seja, se o casamento for no final de semana, ele será considerado.
  4. Doar sangue: permite que o trabalhador se ausente do trabalho uma vez ao ano para que possa doar sangue. É necessário apresentar o comprovante para abonar a ausência.
  5. Prestar vestibular: um cidadão pode se ausentar do trabalho para prestar vestibular. É necessário apresentar a declaração da instituição de ensino informando sobre a realização da prova.
  6. Serviço militar: todos os jovens em período de alistamento militar obrigatório podem se ausentar do trabalho pelo tempo que for necessário.
  7. Tirar título de eleitor: permite que o trabalhador se ausente por até dois dias para tirar seu título.
  8. Acompanhar filho no médico: é possível faltar uma vez no ano para acompanhar o filho de até seis anos em uma consulta.
  9. Consulta da esposa grávida: igualmente, é possível se ausentar do trabalho por até seis consultas ou exames de gravidez da esposa/companheira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade