O Caixa Tem, aplicativo de conta digital desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, oferece diversas funcionalidades, inclusive a possibilidade de transferência de benefícios sociais como o Bolsa Família. No entanto, alguns usuários relataram falhas, como receber a mensagem conta não localizada. Veja a seguir por que esse erro acontece e como solucionar o problema com alguns passos simples.
Por que aparece a mensagem conta não localizada no Caixa Tem e como resolver?
O Caixa Tem foi criado para disponibilizar a conta Poupança Social Digital, usada para receber pagamentos de benefícios sociais como Bolsa Família e Vale-Gás, bem como PIS/Pasep e saques do FGTS.
Com mais de 100 milhões de contas já abertas no aplicativo, o sistema às vezes pode sofrer sobrecarga nos horários de pico, ocasionando erros, como o de ‘conta não localizada’ que impedem o acesso ao app em dispositivos Android e iOS. Felizmente, esse problema geralmente pode ser resolvido por meio dos seguintes passos:
- Limpe o cache do aplicativo Caixa Tem em seu smartphone acessando o Menu Configurações;
- Conceda permissão para o Caixa Tem acessar a câmera, contatos, memórias e microfone do seu smartphone;
- Verifique na loja de aplicativos do seu smartphone se há atualizações do App Caixa Tem e, se houver, atualize o aplicativo;
- Após seguir essas etapas, o problema será provavelmente resolvido e você poderá tentar acessar sua conta novamente.
Caso ainda não consiga, é recomendável ir até uma agência da Caixa ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones:
- 4004 0104 para capitais e Regiões Metropolitanas;
- 0800 104 0 104 para demais regiões;
- 0800 726 2492 para pessoas com deficiência auditiva ou de fala.
Como atualizar seu cadastro no Caixa Tem ajuda a evitar erros no app?
Também é importante ressaltar que a Caixa passou a exigir que os beneficiários atualizem seu cadastro no aplicativo Caixa Tem para minimizar problemas com o app.
Para atualizar seu cadastro, você pode acessar a opção “Atualize seu cadastro” no aplicativo e fornecer os arquivos solicitados, como uma selfie e documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de endereço. A Caixa ressalta que esse processo de atualização pode ser feito totalmente pelo celular e não exige a ida a uma agência.
Quais outros erros podem ocorrer no aplicativo?
Existem outros erros que podem ocorrer com o Caixa Tem, principalmente relacionados à atualização do aplicativo, como ser desativado e exigir atualização, serviço de pagamento indisponível ou problemas no processamento de solicitações.
Para evitar essas falhas, é importante manter o aplicativo atualizado. Se você atualizou o aplicativo e ainda está com problemas, tente desinstalá-lo e instalá-lo novamente.
De modo geral, o Caixa Tem proporciona diversos serviços gratuitos aos usuários. Através do app, os cidadãos têm a comodidade de acessar os serviços da instituição financeira sem precisar sair de casa.
A plataforma oferece uma série de recursos, como receber ou enviar dinheiro por meio do Pix, TED ou DOC, pagar boletos, fazer recarga de celular, contratar empréstimos, negociar dívidas e até mesmo efetuar pagamentos na maquininha de cartão.
Além disso, os usuários têm acesso a um cartão de débito virtual para realizar compras online. Vale ressaltar que o aplicativo é acessível para Pessoas com Deficiência, tornando-se um dos principais produtos da Caixa desde o seu lançamento em outubro de 2020.
No entanto, se você estiver enfrentando problemas com o aplicativo, seguir os passos mencionados acima ou entrar em contato com os canais de suporte da Caixa pode ajudar na resolução dos problemas.