Buscando saber o valor do Auxílio Gás no mês de abril? Bem, no próximo mês, a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar mais uma parcela do Auxílio Gás. Esse benefício, destinado a cerca de 6 milhões de inscritos no Bolsa Família, é pago bimestralmente, sendo que a última, no valor de R$ 112, foi depositada em fevereiro.
Como dito, a próxima parcela será depositada em abril, seguindo o calendário do Bolsa Família. Entretanto, devido às mudanças recentes no programa social, não há informações precisas sobre o número de famílias que serão beneficiadas pelo programa para compra do gás de cozinha, uma vez que o governo está revisando a base de beneficiários e removendo aqueles que não se enquadram nos critérios.
Com efeito, em março, mais de 1,4 milhão de pessoas foram excluídas da folha de pagamento. Em contrapartida, cerca de 700 novos beneficiários que estavam na fila de espera foram incluídos.
Quem pode receber o benefício?
Para ter acesso ao Auxílio Gás e receber a ajuda bimestral, é necessário atender a algumas exigências, tais como:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar mensal per capita igual ou menor que meio salário mínimo;
- Residir no mesmo domicílio com familiares que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social;
- Idosos com 65 anos, ou mais, ou pessoas com deficiência que comprovem situação de vulnerabilidade econômica e social;
- Família com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medidas protetivas de urgência.
Qual o valor do Auxílio Gás em abril?
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é responsável por calcular o valor do Auxílio Gás, que não possui um valor fixo e é baseado no preço médio do gás de cozinha nos seis meses anteriores.
Para determinar o valor da parcela em abril, a agência precisa calcular a média do preço do gás em todo o país entre os meses de outubro/2022 e março/2023. Embora o valor oficial só seja conhecido no início de abril, já é possível prever que ficará em torno de R$ 107,69, com base nos relatórios disponibilizados pela agência.
Como receber o benefício?
O pagamento do Auxílio Gás ocorre a cada 2 meses e é efetuado por meio de conta digital ou bancária. Caso o usuário não tenha nenhum desses tipos de conta, será aberta automaticamente uma poupança social digital, quando possível. É importante ressaltar que cada parcela do benefício tem validade de 120 dias, a contar a partir da data de disponibilização do pagamento.
Por fim, a consulta do Auxílio Gás pode ser feita usando o número de CPF através dos seguintes canais:
- Aplicativo Caixa Tem (Android e iOS);
- Atendimento Caixa – telefone 111;
- Ministério da Cidadania – telefone 121.
Calendário do Auxílio Gás em abril
Veja abaixo as datas de depósito do Auxílio Gás em abril:
- 14 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 1;
- 17 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 2;
- 18 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 3;
- 19 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 4;
- 20 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 5;
- 24 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 6;
- 25 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 7;
- 26 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 8;
- 27 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 9;
- 28 de abril – pagamento para inscritos com NIS final 0.