Saque triplo do abono PIS/Pasep pode ser feito em 2023

Trabalhadores que perderam o prazo para sacar o abono PIS/Pasep em datas passadas podem recorrer e tentar o saque triplo. Confira mais sobre o assunto.

O abono PIS/Pasep referente ao ano-base 2021 já foi liberado pela Caixa. Contudo, cerca de 400 mil trabalhadores da iniciativa privada e servidores público ainda não sacaram os benefícios em 2022 e 2021, valores referentes aos anos-base 2019 e 2020. Com isso, existe a possibilidade de um saque triplo do abono PIS/Pasep para um público específico.

continua depois da publicidade

Com o dinheiro parado nas contas, alguns trabalhadores podem receber até três salários mínimos se recorrerem aos saques. Nesse sentido, aqueles que perderam o prazo para sacar o dinheiro nos anos anteriores podem entrar com um recurso para ter direito ao benefício passado.

Vale lembrar que, somente do ano-base 2020, cerca de 445 mil pessoas não sacaram o abono PIS/Pasep. Assim, ainda estão nos bancos a espera de saque um total de R$ 357,9 milhões. Já outros 320 mil trabalhadores ou herdeiros não sacaram o abono do ano-base 2019, que foi liberado em 2021. Juntando os valores devidos, é possível receber três salários mínimos, ou seja, até um salário para cada ano-base.

Por sua vez, o saque triplo se dá pela junção dos abonos dos anos-base 2019, 2020 e 2021, que está sendo pago no momento. Nesse ano, os pagamentos referentes aos valores atuais começaram a ser feitos em fevereiro, e é possível sacá-los até o último dia útil do ano.

continua depois da publicidade
Leia também

Saque triplo do abono PIS/Pasep ainda pode ser feito: saiba como

No geral, o dinheiro do PIS/Pasep fica disponível para os trabalhadores por até cinco anos após o fim do prazo regular para saques. Isso significa que quem perdeu o prazo para sacar o abono referente ao ano-base 2020, por exemplo, cujo prazo terminou em dezembro de 2022, pode recorrer até 2027.

Para aqueles que desejam acessar os valores dos anos-base anteriores, como informado anteriormente, é necessário entrar com um recurso para ter direito aos benefícios. Desde fevereiro, o Ministério do Trabalho já recebe solicitações para recuperar o dinheiro.

continua depois da publicidade

Existem três formas de entrar com recurso, e todas valem tanto para o PIS quanto o Pasep. É possível fazê-lo presencialmente, por telefone ou pela internet, mas não nas agências da Caixa e do Banco do Brasil. Confira:

  • Presencialmente: os cidadãos podem se dirigir a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho, como as superintendências regionais, unidades móveis do trabalhador ou agências do Sistema Nacional de Emprego e se informar propriamente;
  • Por telefone: nessa opção, basta ligar para o número 158, da central Alô Trabalhador, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h;
  • Pela internet: o pedido do recurso pode ser feito via e-mail. Para isso, é necessário enviar um e-mail para o endereço uf@economia.gov.br, substituindo “uf” pela sigla do estado de residência do trabalhador. No corpo do e-mail, é preciso descrever o pedido, informando o ano base e os dados do trabalhador, incluindo o número de inscrição PIS/Pasep.

Abono PIS/Pasep referente ao ano-base 2021

Os pagamentos do abono PIS/Pasep referentes ao ano-base 2021 começaram a ser feitos no dia 15 de fevereiro. Atualmente, estão sendo pagas as parcelas do mês de março, para nascidos em março e abril (PIS) e inscritos com final 1 (Pasep). Confira o calendário oficial abaixo:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro (PIS) ou final 0 (Pasep): a partir de 15/02;
  • Nascidos em março e abril (PIS) ou final 1 (Pasep): a partir de 15/03;
  • Nascidos em maio e junho (PIS) ou finais 2 e 3 (Pasep): a partir de 17/04;
  • Nascidos em julho e agosto (PIS) ou finais 4 e 5 (Pasep): a partir de 15/05;
  • Nascidos em setembro e outubro (PIS) ou finais 6 e 7 (Pasep): a partir de 15/06;
  • Nascidos em novembro e dezembro (PIS) ou finais 8 e 9 (Pasep): a partir de 17/07.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade