Carência do INSS: entenda o que é e como ela afeta a concessão dos benefícios

O cumprimento da carência do INSS é o que garante a concessão de alguns benefícios previdenciários pagos pela Previdência Social ao beneficiário.

A carência do INSS é uma exigência, dentre as muitas existentes, que garante a concessão de benefícios de responsabilidade da Previdência Social. Ela é o tempo mínimo de contribuições que o segurado deve fazer para ter direito a solicitar benefícios posteriores.

Entretanto, o período de carência pode variar, de acordo com o tipo de filiação do contribuinte e, dependendo também do tipo de benefício, o tempo de carência mínima pode sofrer alguma variação.

Em uma analogia necessária, esse período pode ser comparado ao de um plano de saúde recém-contratado. Para o paciente poder realizar alguns procedimentos, é necessário aguardar até que se cumpra a carência determinada.

O que é a carência do INSS?

A carência do INSS é o período mínimo de contribuição necessário para que o segurado possa ter direito aos benefícios assegurados pela Previdência Social. Ela está resguardada pela Lei nº 8.213/91, que diz:

“Art. 24. Período de carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competências.”

O pensamento acerca da carência do INSS é o mesmo usado para planos de saúde ou até mesmo operadoras de telefone, que determinam um período de carência que deve ser respeitado antes de o paciente ou o usuário usar determinados serviços.

Sendo assim, é necessário que o beneficiário do INSS realize o período mínimo de contribuições para que tenha o direito adquirido a receber alguns benefícios que exigem procedimentos mais complexos, por exemplo.

Carência do INSS: tempo exigido

O tempo de carência exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode variar entre 10 meses e 180 meses de contribuições necessárias. Nesse sentido, a carência do INSS é um requisito básico e indispensável para a concessão de alguns benefícios previdenciários.

Existem dois grupos distintos, que recebem tempo de carência diferente, de acordo com o estabelecido em lei, de forma anterior. Neste caso, o tempo de carência para estes se apresenta da seguinte forma:

  • Segurados obrigatórios: para trabalhadores que exercem atividade remunerada, como empregados urbanos ou rurais, empregado doméstico, o trabalhador avulso, o contribuinte individual e o segurado especial;
  • Segurados facultativos: pessoas que não exercem atividade remunerada, mas que querem fazer parte do grupo de segurados pelo INSS, como é o caso da dona de casa, do estudante, do estagiário e outros exemplos.

Benefícios que exigem a carência do INSS

Alguns benefícios necessitam que o contribuinte tenha cumprido o período mínimo exigido de carência para que possa ter direito a este auxílio. Caso não cumpra o período exigido, o benefício não pode ser concedido ao beneficiário.

Dessa forma, os benefícios que exigem carência do INSS são os seguintes:

  • Auxílio-doença – 12 meses;
  • Aposentadoria por invalidez – 12 meses;
  • Aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial – 180 meses;
  • Auxílio-reclusão – 24 meses;
  • Salário-maternidade – 1 mês exigido para os empregados e 10 meses para contribuintes individuais/facultativos e segurados especiais.

Por outro lado, alguns benefícios não necessitam de carência mínima do INSS, como é o caso da pensão por morte, do salário-família, auxílio-acidente, do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, dentre outros.

Leia também

você pode gostar também

Aposentadoria por invalidez: veja as regras e quem tem direito

A aposentadoria por invalidez é uma das modalidades previstas na legislação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, existem critérios específicos sobre as regras e quem tem direito aos pagamentos mensais nessa categoria.

Empresa é obrigada a pagar vale-alimentação? Veja as regras do benefício na CLT

Vale-alimentação é um dos benefícios oferecidos por empresas aos seus colaboradores. Entenda se o repasse é obrigatório ou não, diante do exposto na CLT.

Qual é a idade mínima para se aposentar? Veja as regras do INSS 2023

A idade mínima para se aposentar é alterada anualmente, com base nas normas da Reforma da Previdência. Confira quais são as regras do INSS de 2023.

Projeto de lei cria mais um saque FGTS; entenda a nova modalidade

Novo Projeto de Lei quer permitir que mais uma modalidade do saque FGTS seja liberada. Proposta já está na Câmara dos Deputados.

Quem trabalha de carteira assinada pode receber o Bolsa Família?

Bolsa Família retorna como programa assistencial do governo atendendo famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade; confira regras.

Calendário INSS para o mês de março: datas de pagamento

Calendário INSS, referente ao mês de março, inicia os repasses nesta segunda-feira (27/03). Veja todas as datas.