Aposentadoria maior: veja como adicionar 25% no benefício mensal

A aposentadoria maior permite que um segurado receba até 25% a mais em seu benefício mensal, em um caso específico. Confira como solicitar o serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento de diversos benefícios essenciais para a manutenção do apoio social aos seus segurados. Um dos mais requisitados costuma ser a aposentadoria, recebida mediante contribuição mensal durante certo período. O que muitos cidadãos não sabem, porém, é que é possível conseguir uma aposentadoria maior, através de um adicional de 25%.

continua depois da publicidade

Esse adicional é um direito dos segurados aposentados por invalidez, dependentes de terceiros para realizar suas atividades de rotina, como banho, alimentação e outros. Para ter direito ao benefício, é preciso passar por uma avaliação da perícia médica, bem como entender outros fatores do serviço.

Aposentadoria maior: sobre o adicional de 25%

Como informado anteriormente, o adicional é um direito dos segurados que recebem a modalidade de aposentadoria por invalidez. Ela é paga aos cidadãos vinculados ao instituto que, por conta de um acidente ou doença, que está ou não relacionado ao trabalho exercido por eles, acabaram incapacitados de forma permanente.

Leia também

Assim, esses cidadãos não podem mais passar por reabilitação ou trocarem sua função, visto que a incapacidade é total: ela os impede de exercer qualquer tipo de atividade. Para receber o benefício, porém, é necessário cumprir outros requisitos além de pertencer a esse quadro. Confira:

continua depois da publicidade
  • Ter cumprido a carência mínima de 12 meses (caso a incapacidade seja decorrente do acidente, não é preciso fazê-lo);
  • Estar contribuindo para a Previdência Social, estando em período de graça ou recebendo algum benefício previdenciário, exceto o auxílio-acidente;
  • Estar incapacitado de forma total e permanente para exercer sua função em virtude de uma doença ou acidente.

O acréscimo de 25% pode ser solicitado sempre que esse tipo de segurado precisar dos serviços de assistência permanente de outra pessoa, como um cuidador profissional. Por sua vez, o indivíduo selecionado deve ajudar o auxiliado a realizar atividades comuns em sua rotina, como alimentação, banho e locomoção. As situações que permitem o recebimento do adicional, de acordo com a lista oficial, são:

  • Cegueira total;
  • Perda de pelo menos nove dedos das mãos;
  • Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, caso colocar uma prótese não seja possível;
  • Perda de uma das mãos e dos dois pés, mesmo podendo utilizar prótese;
  • Alteração das faculdades mentais, resultando na perturbação da vida social e orgânica;
  • Doença que exija descanso contínuo no leito;
  • Incapacidade permanente para realizar atividades comuns.

Como solicitar a aposentadoria maior?

O adicional pode ser solicitado através do site Meu INSS. O processo é simples, e só exige que o passo a passo a seguir seja realizado:

continua depois da publicidade
  • Acessar o Meu INSS;
  • Escolher a opção "Agendamentos/Requerimentos";
  • Clicar em "Novo Requerimento", e então em "Avançar";
  • No campo de pesquisa, digitar "acréscimo", selecionando o serviço desejado.

A partir disso, já será possível acompanhar o andamento da solicitação no Meu INSS, na aba Agendamentos. É importante ter em mente que o segurado é previamente comunicado sempre que necessário comparecer ao atendimento presencial, por conta da necessidade de comprovação de alguma informação.

Da mesma forma, ainda é obrigatório comparecer a uma unidade do instituto para realizar a perícia médica. Determinados casos permitem que a perícia seja aguardada em domicílio ou no hospital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade