INSS: é possível aposentar sem nunca ter contribuído?

Em regra, a contribuição ao INSS é necessária para que o segurado consiga ter acesso a benefícios previdenciários, entretanto algumas situações geram dúvidas quanto a ser possível aposentar sem ter contribuído.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por garantir aos cidadãos que realizam as contribuições mensais alguns benefícios previdenciários, a exemplo de aposentadorias, além de pensões e outros auxílios.

continua depois da publicidade

Entretanto, muitas vezes algumas dúvidas podem surgir, como a possibilidade de se aposentar sem nunca ter contribuído. Em regra, as contribuições ao INSS são o que garantem o direito a receber alguns benefícios.

Todavia, todo trabalhador que deseja se aposentar deve fazer as contribuições ao INSS. Por ser um sistema contributivo e definido por lei. Portanto, de acordo com a lei, é possível que o contribuinte peça sua aposentadoria, desde que esteja dentro dos requisitos necessários.

Leia também

INSS: é possível aposentar sem nunca ter contribuído?

O INSS é responsável por garantir aos cidadãos brasileiros o repasse de alguns benefícios previdenciários, além das aposentadorias e pensões. Sendo assim, o cidadão precisa fazer contribuições mensais ao INSS por um tempo determinado e ter acesso a esses benefícios.

continua depois da publicidade

De acordo com a Constituição Federal, a Previdência Social é um sistema contributivo. Ou seja, em regra é necessário que o cidadão realize contribuições mensais e periódicas para garantir o direito a benefícios posteriores.

Dessa forma, em regra não é possível que a pessoa se aposente sem nunca ter contribuído com o INSS. Isso porque, de acordo com a legislação, todo trabalhador, mesmo que autônomo, precisa contribuir com o INSS caso queira se aposentar.

Entretanto, há exceções em que o cidadão pode se aposentar sem nunca ter contribuído. Geralmente, são situações em que a culpa pela falta de contribuições não é diretamente do trabalhador, mas de terceiros.

Exceções do INSS

Em regra, a aposentadoria pelo INSS só é possível a partir da arrecadação de contribuições mensais, feitas pelo trabalhador. Entretanto, há exceções em que se pode pensar na aposentadoria sem qualquer tipo de contribuição.

continua depois da publicidade

Para que essas exceções sejam possíveis, é necessário preencher alguns requisitos:

  • Apesar de não existir histórico de recolhimento das contribuições, existe o desempenho de atividade remunerada;
  •  A responsabilidade por realizar o recolhimento é de terceiros, ficando o contribuinte excluído desse encargo.

Ainda existem ao menos quatro situações em que é possível se aposentar sem nunca ter contribuído com o INSS, a saber:

  • Quando a empresa nunca realizou o recolhimento das contribuições ao INSS de trabalhador que tenha carteira assinada;
  • Em caso de trabalhador avulso, cuja empresa tomadora de serviço não tenha recolhido as contribuições necessárias ao INSS;
  • Para prestador de serviço para pessoas jurídicas em empresa que nunca tenha recolhido as contribuições para o INSS;
  • Para o pequeno produtor rural que esteja enquadrado no conceito de segurado especial do INSS.
Leia também

Concursos em sua
cidade