No próximo dia 20, a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciará o depósito dos pagamentos do Bolsa Família, cujo valor mínimo é R$ 600. Desse modo, os beneficiários podem utilizar o novo cartão do programa para obter seus pagamentos. No entanto, quem não possui um cartão para sacar o recurso ainda pode acessar o dinheiro por métodos alternativos.
Uma das formas é o Caixa Tem, aplicativo que se consolidou como plataforma padrão para pagamentos automáticos do programa de transferência de renda durante o governo Lula. Os repasses são feitos em contas abertas na titularidade de cada beneficiário.
A vantagem de utilizar o Caixa Tem é que o cidadão pode acessar todos os serviços e ferramentas sem pagar nada. Contudo, existem outros meios para sacar o benefício. Continue lendo e veja a seguir.
Quais são as opções de resgate do Bolsa Família?
Saque no guichê de atendimento da Caixa
Para o saque no guichê de atendimento da Caixa, o beneficiário deverá comparecer à agência mais próxima no horário de funcionamento (10h às 15h) munido de documento oficial com foto.
Ao chegar, ele será orientado sobre os procedimentos necessários, como senhas e local de atendimento. O beneficiário deve aguardar a sua vez de comunicar ao atendente o desejo de sacar o pagamento do Bolsa Família e estar pronto para apresentar a documentação que comprove a titularidade do benefício. Caso tenha o cartão em mãos, também é possível sacar o valor em espécie usando o caixa eletrônico.
Saque usando o Caixa Tem
Beneficiários que não possuem cartão para acessar seus pagamentos do Bolsa Família ainda podem resgatar seus pagamentos em dinheiro. No entanto, para isso, ele deve ter acesso ao aplicativo Caixa Tem e estar presente em uma unidade de atendimento da Caixa, como caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui.
Para resgatar o pagamento, é preciso seguir os passos abaixo:
- Baixe o app Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
- Acesse o app usando o CPF e senha cadastrados;
- Pressione a opção “Saque” e insira o valor a ser resgatado;
- Escolha a opção “Gerar código de saque” (válido por apenas uma hora);
- No terminal de autoatendimento, toque no botão “Enter”.
- Clique no menu “Saque Auxílio Brasil”.
- Insira o número do CPF e clique em “Confirmar”.
- Digite o código de autorização de saque diretamente no caixa eletrônico ou mostre ao atendente lotérico, ou correspondente Caixa Aqui.
- Informe o valor do saque e finalize a transação.
Como usar a poupança digital para movimentar o dinheiro do Bolsa Família?
Atualmente, o Bolsa Família e o Auxílio-Gás estão entre os benefícios que podem ser depositados diretamente na poupança social digital oferecida pelo Caixa Tem. A conta oferece diversos serviços e ferramentas, como:
- Pagar boletos online;
- Realizar pagamentos na Casa Lotérica;
- Fazer recarga de celular;
- Contratar o Seguro Apoio Família;
- Obter dicas financeiras;
- Usar o cartão de débito virtual para compras;
- Fazer compras usando o QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
- Informar os rendimentos de pessoa física;
- Consultar o Número de Identificação Social (NIS);
- Consultar o Bolsa Família, além de extratos e movimentações;
- Receber o Seguro Desemprego;
- Realizar transferências via TED e DOC;
- Realizar transferências e pagamentos via Pix.
Sobre o novo cartão do Bolsa Família
O Governo Federal iniciou a distribuição do novo cartão Bolsa Família aos beneficiários do programa. Inclusive, não é solicitar o cartão, pois a distribuição é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social. No entanto, alguns beneficiários que moram em áreas remotas ou de alto risco podem ter seu cartão enviado a sede dos Correios ou agência da Caixa para retirada.
O novo cartão traz diversas vantagens, entre elas a possibilidade de receber benefícios do INSS e está vinculado a uma conta poupança digital da Caixa. Além disso, o cartão promete mais segurança e comodidade para os beneficiários, pois eles não precisam mais se deslocar às agências bancárias para sacar seus benefícios e podem utilizar a ferramenta para fazer compras e consultar o saldo por meio do aplicativo da conta poupança digital.
Por fim, vale lembrar que todos os usuários do programa receberão o novo cartão Bolsa Família, mesmo os que possuem a versão antiga. Enquanto aguardam a entrega, os beneficiários ainda podem utilizar a versão antiga para sacar seus benefícios.