Prova de Vida do INSS: nascidos em março precisam realizar o procedimento?

Neste ano, a prova de vida do INSS passou por mudanças; confira as novas regras e todas as atividades que são válidas para comprovação de vida.

O processo de prova de vida realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofreu alterações em 2023. O objetivo desse procedimento é aprimorar a operacionalização dos benefícios assistenciais, como o BPC, bem como os benefícios previdenciários. Portanto, a prova de vida serve como uma confirmação de que o beneficiário ainda está vivo e elegível para receber seu auxílio ou pensão.

continua depois da publicidade

Além disso, a prova de vida tem por finalidade prevenir fraudes e pagamentos indevidos, por isso deve ser realizada periodicamente. Com efeito, aposentados e pensionistas que recebem benefícios do governo devem fazer o procedimento para continuar recebendo seus pagamentos.

Nascidos em março precisam realizar a prova de vida do INSS?

A responsabilidade de realizar a prova de vida não é mais do titular do benefício, mas do próprio INSS. A partir deste ano, o instituto vem utilizando informações disponíveis em sistemas do governo para verificar quem ainda está vivo e apto a receber os benefícios. Assim, o INSS considera as ações registradas em bancos de dados como prova de vida.

Leia também

Isso significa que são utilizados dados armazenados, atualizados ou gerenciados por órgãos ou instituições públicas federais, estaduais e municipais, bem como bases de dados privadas que possuem convênio com o INSS. Veja abaixo as atividades que substituem a prova de vida presencial:

continua depois da publicidade
  • Comprovantes de votação em eleições;
  • Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Acesso ao site ou aplicativo Meu INSS com selo ouro ou outros aplicativos e sistemas de entidades públicas com certificação e controle de acesso;
  • Atualização da carteira de vacinação;
  • Realização de perícia médica;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Emissão ou renovação de documentos como RG, CNH, CTPS;
  • Atendimento presencial nas agências da Previdência Social;
  • Atualização de dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Recebimento de benefício usando a biometria;
  • Inscrição ou recadastramento em órgãos de trânsito ou de segurança pública.

O que acontece se a prova de vida não for realizada automaticamente?

Em nota publicada no dia 11 de janeiro, o Ministério do Trabalho e Previdência anunciou que não haverá bloqueio ou suspensão dos benefícios por falta de prova de vida durante o período de implementação do novo sistema. Depois desse período, o INSS será responsável por notificar os beneficiários se seus dados não puderem ser cruzados para confirmar sua elegibilidade.

Caso seja notificado, o segurado terá 60 dias a partir do aviso para realizar as ações necessárias para a prova de vida. Caso o INSS não encontre nenhuma informação em seus bancos de dados, uma busca externa será realizada por um agente do órgão para localizar o beneficiário.

continua depois da publicidade

Desse modo, o benefício será bloqueado se a pessoa não provar que está viva no prazo de 60 dias ou se o endereço cadastrado nas bases do INSS for inadequado para localizá-los.

No entanto, durante esse prazo, o beneficiário ainda poderá fazer a prova de vida presencialmente em uma agência bancária ou em uma unidade do INSS. Caso o segurado não compareça, o benefício será suspenso após o período de 30 dias. Após seis meses de suspensão, ocorre o cancelamento do benefício.

Para consultar a data da última prova de vida, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS. Além disso, é possível ligar para a central telefônica 135 para fazer a consulta ou obter outras informações sobre benefícios.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade