14° salário do INSS: “Não podemos fazer tudo”, diz ministro

Apesar de existir um Projeto de Lei no Congresso sobre o 14º salário do INSS, ministro acredita que repasses seriam inviáveis.

Nesta segunda-feira, dia 06 de março, em uma entrevista, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o 14º salário do INSS é uma possibilidade difícil de ser concretizada. Segundo ele, o governo não conseguiria fazer tudo.

Vale lembrar que há um Projeto de Lei (nº 4367/2020), tramitando no Congresso Nacional, que prevê a instituição do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. O texto é de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT – RS).

Ministro vê dificuldades no 14º salário do INSS

Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro Carlos Lupi foi questionado sobre a Previdência Social e sobre o INSS. Entre os questionamentos esteve a possibilidade do pagamento do 14º salário do INSS.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse em referência ao orçamento da União.

Ainda de acordo com ele, o atual objetivo é zerar a fila do INSS. Para isso, mutirões e outras medidas deverão ser implementados. Segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), existem mais de 1,2 milhão de pedidos travados.

Como está o PL do 14º salário do INSS

No momento, o PL do 14º salário do INSS está na Câmara dos Deputados. O texto deverá ser analisado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Essa decisão ocorreu após alguns parlamentares solicitarem que houvesse a avaliação.

Anteriormente, o PL foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Além disso, já tinha recebido aval da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Caso haja alguma alteração na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, existe a possibilidade de o texto ter que percorrer por mais comissões. Somente quando o projeto sair da Câmara que ele será levado ao Senado.

Lá, ele será debatido pelos senadores e colocado em votação. Se tiver sinal verde, irá para o executivo, onde pode ou não ser sancionado. De acordo com os registros da Câmara dos Deputados, desde 2022, não há movimentações significantes no PL. Isso quer dizer que o texto se encontra parado, aguardando os parlamentares e seus respectivos interesses.

Vale lembrar que o Projeto de Lei prevê que o 14º salário do INSS seja pago ao longo de dois anos. No caso, seria repassado dois salários mínimos. O piso nacional seria repassado inclusive para quem tem direito a receber valores acima.

No próprio texto do PL há a justificativa de que o 14º salário do INSS seria uma forma de compensar aposentados e pensionistas por conta da pandemia. Naquela época, o governo federal pagou o auxílio emergencial nos anos de 2020 e 2021, mas não incluiu os segurados do instituto. Houve apenas um adiantamento dos repasses do 13º salário.

O texto então salienta que aposentados e pensionistas precisam ter um auxílio federal para ajudar a colocar as contas em dia, pois muitas famílias dependem dos depósitos do INSS para viverem ou complementar a renda.

Leia também

você pode gostar também

Bolsa Família: adicional de R$ 150 alcança cerca de 8,9 milhões de crianças

Pagamentos adicionais de R$ 150 do Bolsa Família devem beneficiar cerca de 8,9 milhões de crianças em março. Repasses já começaram.

Calendário Bolsa Família adiciona 694 mil pessoas: quem recebe os pagamentos hoje?

Titulares com direito ao benefício já podem sacar os valores de março. Confira o calendário Bolsa Família de março e fique por dentro das novidades.

MEI pode sacar FGTS? Veja as regras para ter acesso ao benefício

O MEI, ou microempreendedor individual, é um trabalhador autônomo. Descubra hoje se o MEI pode sacar FGTS e usufruir de outros benefícios oferecidos aos funcionários brasileiros.

Como saber se estou inscrito no CadÚnico? Saiba fazer consulta pelo CPF

Se você está interessado em fazer parte de algum programa social do governo federal e não sabe se está inscrito no CadÚnico, saiba que com uma simples consulta pelo CPF é possível descobrir a resposta.

Bolsa Família atinge maior valor da história em março

Governo federal divulga dois recordes do programa Bolsa Família. Descubra quais são e confira os valores adicionais previstos.

Mal de Parkinson dá direito a aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é uma das modalidades previstas na legislação previdenciária e na atividade da Previdência Social no país. No entanto, existem regras específicas acerca das enfermidades consideradas nesse caso, o que inclui…