Ministro da Previdência quer reduzir juros do consignado do INSS

O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, deseja reduzir os juros do consignado do INSS, serviço oferecido para segurados e trabalhadores com carteira assinada.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, quer reduzir os juros do consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para isso, porém, Lupi dependeria da aprovação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), e por tal motivo, a medida ainda não possui uma data concreta para ser lançada. A próxima reunião do conselho está marcada para março.

continua depois da publicidade

Até o momento, o ministério já afirmou que Lupi considera os juros atuais do consignado altos demais quando levados em conta os riscos contidos na modalidade do empréstimo. Afinal, há a garantia do pagamento descontado em folha do beneficiário.

Juros do consignado do INSS: entenda mais

Em relação aos juros do crédito consignado neste ano para segurados do instituto, as taxas são as mesmas do ano passado: de 2,14% ao mês no empréstimo convencional e de 3,06% no caso de operações com cartão de crédito consignado. De acordo com o Banco Central, as taxas mensais do empréstimo para beneficiários variam de 1,25% a 2,16% em pelo menos 38 instituições financeiras do país.

Leia também

Por outro lado, no caso dos funcionários do setor privado com carteira assinada, as taxas vão de 1,5% a 4,79% ao mês. No crédito pessoal não consignado, as métricas variavam de 0,71% a 23,21%.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, atualmente, o valor da margem consignável, que se refere ao valor da aposentadoria ou das parcelas do benefício social que podem entrar no negócio do empréstimo, é de 45%, sendo 35% no empréstimo consignado, 5% para despesas e saques no cartão consignado e 5% para gastos no cartão de benefício comum.

Os funcionários da iniciativa privada que tenham carteira assinada podem utilizar o serviço com um limite de 40%. Nesse sentido, 35% vão para o empréstimo e 5% para despesas com cartão de crédito consignado.

continua depois da publicidade

Sobre o empréstimo consignado do INSS

O consignado é um tipo de empréstimo em que a prestação é descontada do benefício que é recebido mensalmente pelo segurado do instituto. O serviço não está limitado apenas aos aposentados e pensionistas: trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos também podem solicitá-lo. Nesse caso, as parcelas são descontadas dos salários.

Com a garantia de que as parcelas devem ser pagas em dia, o empréstimo funciona como um crédito mais barato do que as opções ofertadas no mercado atualmente. É importante ter em mente que aposentados e pensionistas costumam ser os clientes que mais recorrem a esse serviço, e o valor máximo só depende do quanto cada um recebe por mês, para evitar o comprometimento da renda vital.

No caso da ferramenta do consignado, o cartão de crédito utilizado nesse serviço é o comum, que serve para comprar produtos e serviços no comércio. A única diferença é que o valor da fatura é descontado tanto total quanto parcialmente na folha de pagamento, de maneira automática.

continua depois da publicidade

Os interessados em consultar o serviço podem acessar o site do Meu INSS, em "Extrato de Empréstimo Consignado". Quem já contratou os valores pode acessar a tabela com todas as quantias consignáveis na primeira página do extrato. Caso o segurado ainda não possua o empréstimo, porém, a margem deve aparecer na tela inicial do extrato do Meu INSS.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade