Caixa anuncia fim do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Após publicação das novas regras para empréstimo consignado do Auxílio Brasil, a Caixa Econômica Federal não oferece mais o modelo de crédito.

A Caixa Econômica Federal informou que não concede mais empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, programa que voltará a ter o nome de Bolsa Família. Isso acontece dias após o governo divulgar novas regras para conceder o crédito, que baixou a taxa de juros cobrada pelas instituições financeiras.

continua depois da publicidade

É importante salientar, no entanto, que os beneficiários do Auxílio Brasil ainda podem conseguir o empréstimo em outros bancos que ofereçam o serviço. A Caixa Econômica Federal foi a instituição financeira que mais concedeu o crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil, cerca de R$ 7,64 bilhões, chegando a 80% do total de operações firmadas.

Caixa não oferece mais empréstimo consignado Auxilio Brasil

A Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira (24/02) que não vai mais oferecer o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Leia também

Essa decisão acontece após o anúncio do governo federal, que alterou algumas regras do oferta de crédito, reduzindo, por exemplo, o desconto mensal de 40% para 5%, a taxa de juros de 3,5% para 2,5% ao mês. Além disso, estabeleceu o número máximo de parcelas para apenas 6, sendo que antes era 24.

continua depois da publicidade

De acordo com o banco estatal, para os contratos já realizados não haverá nenhuma alteração. Os pagamentos serão realizados de maneira automática, por meio do desconto no benefício.

O crédito consignado do Auxílio Brasil havia sido suspenso pela Caixa Econômica Federal no início do mês de janeiro. Uma das justificativas era de que a linha de empréstimo passaria por uma revisão de parâmetros e critérios.

A nova determinação se aplica àqueles beneficiários que, a partir da data de publicação da portaria, ainda não contraíram o empréstimo. Assim, as regras antigas ficaram mantidas para quem já havia usado o consignado do Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Conheça o empréstimo consignado Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal foi a instituição financeira que mais concedeu o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, cerca de 80% do crédito disponibilizado.

Antes de contratar esse compromisso, é importante saber que um empréstimo consignado não poderá ser cancelado se você não for mais beneficiário do Auxílio Brasil. Assim, se deixar de receber o valor do governo, ainda terá que arcar com a dívida de maneira integral.

Por isso, a recomendação é ter cautela e solicitar apenas em situações de necessidade. Na maioria das vezes, os recursos são usados para garantir a subsistência da família, na compra da comida, gastos com moradia e higiene, por exemplo.

continua depois da publicidade

Para contratar um empréstimo consignado ligado ao Auxílio Brasil, será interessante apenas se houver uma necessidade real e urgente.

Quais os bancos oferecem o crédito?

Até agora, apenas a Caixa Econômica Federal informou que não irá mais conceder a linha de crédito para os beneficiários do Auxílio Brasil.

Assim, os outros bancos seguem oferecendo o serviço. Veja quais são eles:

  • Banco Agibank S/A;
  • Banco Crefisa S/A;
  • Banco Daycoval S/A;
  • Banco Pan S/A;
  • Banco Safra S/A;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
  • Pintos S/A Créditos;
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.

Para conseguir o empréstimo consignado Auxílio Brasil, será necessário entrar em contato com a instituição financeira do seu interesse e conferir quais as possibilidades.

Nesse crédito, o desconto é realizado diretamente no benefício. Em razão disso, os bancos têm a garantia de que as prestações serão pagas em dia.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade