Auxílio Gás 2023: saiba se você tem direito aos repasses de fevereiro

O primeiro pagamento do Auxílio Gás 2023 será feito neste mês. Saiba neste texto se você tem direito a receber os repasses.

O Auxílio Gás é um benefício pago pelo governo federal às famílias de baixa renda. Ele foi lançado em 2021 com o objetivo de reduzir o efeito do gás de cozinha sobre o orçamento dessas famílias. A princípio, o valor do benefício correspondia a 50% do preço do botijão de 13kg, porém, em agosto do ano passado, ele passou a corresponder a 100% do valor preço nacional do produto apurado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Medida que foi mantida para 2023 pelo atual governo.

continua depois da publicidade

O pagamento do Auxílio Gás é feito a cada dois meses. Como o último pagamento do benefício foi realizado em dezembro do ano passado, o primeiro repasse de 2023 será feito neste mês de fevereiro.

Auxílio Gás 2023: quem tem direito aos repasses de fevereiro?

O Auxílio Gás é destinado às famílias de baixa renda, porém para ter direito ao benefício, elas devem preencher os requisitos de acesso. São eles:

Leia também
  • Devem estar devidamente inscritas no CadÚnico;
  • Ter renda mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 651 atuais);

As famílias que tenham em sua composição beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito aos repasses de fevereiro do Auxílio Gás 2023. Nesse caso, a inscrição no CadÚnico não é obrigatória.

continua depois da publicidade

Vale destacar que as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm preferência no benefício.

Auxílio Gás 2023: como solicitar?

A solicitação ao Auxílio Gás 2023 ocorre através da inscrição no CadÚnico. Esse cadastro pode ser realizado pelo Responsável Familiar de forma presencial no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no posto de atendimento do Cadastro Único do munícipio onde ele reside. Na ocasião, ele deve levar preferencialmente o seu CPF, ou Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho ou, ainda, o Título de Eleitor.

continua depois da publicidade

Após a inscrição no CadÚnico, o Responsável Familiar deve verificar se terá direito ou não a receber o Auxílio Gás. Para tanto, ele pode acessar o app Caixa Tem (Android e iOS) ou ligar para o Atendimento Caixa pelo telefone 111.

Auxílio Gás 2023: calendário de repasses de fevereiro?

O calendário do Auxílio Gás 2023 é elaborado de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Confira, a seguir, as datas de pagamento do mês de fevereiro.

  • NIS com final 1: pagamento a ser realizado em 13 de fevereiro;
  • NIS com final 2: pagamento a ser realizado em 14 de fevereiro;
  • NIS com final 3: pagamento a ser realizado em 15 de fevereiro;
  • NIS com final 4: pagamento a ser realizado em 16 de fevereiro;
  • NIS com final 5: pagamento a ser realizado em 17 de fevereiro;
  • NIS com final 6: pagamento a ser realizado em 22 de fevereiro;
  • NIS com final 7: pagamento a ser realizado em 23 de fevereiro;
  • NIS com final 8: pagamento a ser realizado em 24 de fevereiro;
  • NIS com final 9: pagamento a ser realizado em 27 de fevereiro;
  • NIS com final 0: pagamento a ser realizado em 28 de fevereiro;

Os repasses do Auxílio Gás 2023 são feitos pela Caixa Econômica Federal. A instituição financeira deposita o pagamento na conta digital ou bancária do beneficiário. Caso esse não tenha acesso a essas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital.

continua depois da publicidade

As famílias beneficiárias têm o prazo de 120 dias, contados da data em que o benefício for disponibilizado na opção de pagamento, para fazer o saque do dinheiro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade