Calendário INSS: três novos grupos recebem aposentadoria; veja quais são

Pagamentos do calendário INSS continuam sendo realizados. Três novos grupos vão receber os valores da aposentadoria nesta sexta-feira (03/02).

O calendário INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem sendo seguido pelo governo federal, liberando aposentadorias e pensões para os segurados. Assim, nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, três novos grupos de beneficiários serão contemplados com os valores previstos em lei.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que além de pensões e aposentadorias, o Instituto Nacional do Seguro Social é o responsável pelos pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apesar de não ter os mesmos direitos de quem está vinculado à Previdência Social, os inscritos no BPC recebem um salário mínimo por mês, mas sem direito a um décimo terceiro.

É importante lembrar que o calendário referente ao mês-base de janeiro foi iniciado no dia 25, e só será finalizado no dia 7 de fevereiro.

Calendário INSS: veja quem recebe os pagamentos hoje

Leia também

O calendário INSS é organizado conforme o penúltimo dígito do NB dos segurados. Todas as datas são definidas em uma divisão de dez grupos, e cada um deles tem seus valores liberados em dias específicos. Nesta sexta-feira (03/02), recebem os seguintes grupos:

continua depois da publicidade
  • Segurado com NB final 8, que recebe até um salário mínimo;
  • Segurado com NB final 3, que recebe acima de um salário mínimo;
  • Segurado com NB fina 8, que recebe valores acima do piso.

Para finalizar o cronograma dos pagamentos do mês de janeiro, ainda falta a liberação dos benefícios para seis grupos, confira:

  • Segurado com NB final 9, que recebe até um salário mínimo: 6 de fevereiro de 2023;
  • Segurado com NB final 9, que recebe acima do piso salarial: 6 de fevereiro de 2023;
  • Segurado com NB final 4, que recebe acima do piso salarial: 6 de fevereiro de 2023;
  • Segurado com NB final 5, que recebe acima do piso salarial: 7 de fevereiro de 2023;
  • Segurado com NB final 0, que recebe até um salário mínimo: 7 de fevereiro de 2023;
  • Segurado com NB final 0, que recebe acima do piso salarial: 7 de fevereiro de 2023.
calendário INSS 2023

Calendário INSS 2023. Foto: Divulgação / INSS

Calendário INSS: veja como consultar o benefício

O benefício do INSS é repassado mensalmente para cerca de 36 milhões de pessoas que estão inscritas no sistema. Por isso, é sempre bom ter atenção aos dias em que os valores vão cair, para organizar suas contas de maneira adequada.

continua depois da publicidade

Os pagamentos do INSS podem ser consultados nas plataformas oferecidas pelo governo federal. O interessado pode ligar para o número 135, com atendimento disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Além disso, também é possível verificar os valores e datas de pagamento por meio do site do Meu INSS e do aplicativo do Meu INSS (Android e iOS). Ambos exigem conta na plataforma gov.br. Quem não tiver poderá criar uma de maneira gratuita com seus dados pessoais.

Prova de vida INSS

A partir de agora, a comprovação de vida dos segurados será obtida por meio de cruzamento de bases de dados do governo e de instituições bancárias. Assim, o beneficiado não vai precisar procurar uma agência do INSS ou bancária.

continua depois da publicidade

A expectativa é de que, em 2023, o órgão deverá comprovar a situação de aproximadamente 17 milhões de benefícios, incluindo aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade.

A partir do mês de aniversário do beneficiário, o INSS terá dez meses para realizar a prova de vida, por meio do cruzamento de dados, que podem ser do SUS, Justiça Eleitoral e outros órgãos.

Caso o governo não obtenha informações conclusivas, o segurado será notificado pela rede bancária, pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda no telefone 135 para fazer o procedimento.

Após essa notificação, o segurado vai ter 60 dias para fazer a prova de vida. Se ainda assim não for comprovado de maneira satisfatória, um servidor do INSS deverá entrar em contato pessoalmente para localizá-lo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade