Meu INSS: app ganha novas funcionalidades; confira as atualizações de 2023
O Meu INSS é o principal aplicativo para aposentados e segurados gerenciarem as informações de seus benefícios previdenciários. As atualizações de 2023 oferecem mais praticidade aos usuários.
O Meu INSS é uma iniciativa do Instituto Social do Seguro Social para garantir o atendimento aos aposentados, pensionistas e brasileiros associados à Previdência Social. Em 2023, o instituto trouxe novas atualizações para o aplicativo.
Disponível para Android e iOS, também pode-se acessar as informações por meio do site. Sobretudo, a central de serviços digital pretende facilitar a vida dos beneficiários, principalmente nos aspectos de autonomia e acompanhamento da inscrição nos programas. Saiba mais a seguir:
Quais sãos as novas funcionalidades do app Meu INSS?
1) Prova de Vida
O aplicativo do Meu INSS atualizou a funcionalidade da Prova de Vida, a fim de realizar o procedimento a distância. Neste aspecto, a comprovação de que o titular do benefício está vivo é realizado por meio de uma ferramenta de reconhecimento facial.
Com a mudança, mais de 5,3 milhões de beneficiários poderão garantir a manutenção e continuidade dos pagamentos. Sobretudo, é uma forma de auxiliar os segurados idosos, pois retira a exigência do deslocamento até as agências e unidades do INSS.
Por via de regra, a legislação previdenciária estabelece que os aposentados e pensionistas comprovem que estão vivos anualmente. Neste caso, estão incluídos todos aqueles que recebem os valores por meio de conta corrente, cartão magnético e até conta poupança.
Desse modo, o instituto evita fraudes com benefícios, garantindo segurança no processo de transferências e atendendo aos cidadãos de forma mais efetiva. Anteriormente, durante a pandemia, a Prova de Vida ficou suspensa, mas a atualização representa uma modernização no procedimento burocrático.
2) Identificação por biometria
Antes dessa atualização, os cidadãos precisavam informar o login e senha sempre que acessassem a plataforma. Mais ainda, as solicitações e movimentações nos benefícios exigiam senhas de segurança em cada etapa.
Porém, a atualização passou a permitir o reconhecimento por meio da biometria da face do titular. Dessa forma, o processo de identificação será realizado através da câmera fotográfica frontal do celular.
Contudo, deve-se possuir a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por meio desses sistemas, pode-se garantir que as informações biométricas são compatíveis com outros dados de identificação, como RG e CPF, por exemplo.
3) Validação Facultativa de Baixa Renda
De acordo com a Previdência Social, o Facultativo de Baixa Renda consiste em uma forma de contribuição ao instituto em que o cidadão envia valores menores do que as taxas exigidas normalmente. Em específico, pode enviar 5% do salário mínimo, o que corresponde a R$ 65,10 no piso vigente.
Essa modalidade atende exclusivamente os cidadãos que são membros de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Mais ainda, estabelece que o indivíduo se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico em suas residências, sem ter renda própria.
A atualização dessa funcionalidade no app do Meu INSS é uma forma de validar a condição do cidadão e inscrevê-lo como segurado especial da Previdência Social. Em todos os casos, a pessoa precisa comprovar que se enquadra nos critérios de elegibilidade, e agora pode fazê-lo pela plataforma.
4) Declaração de Atividade
Por fim, essa última atualização do Meu INSS em 2023 permite que o segurado emita um documento que consta todas as atividades declaradas pelo cidadão à Previdência Social. No geral, o arquivo pode ser exportado em PDF e compartilhado com outros aplicativos, como o WhatsApp e o próprio e-mail.
Desse modo, caso precise abrir algum processo a respeito da manutenção dos benefícios, por exemplo, poderá utilizar dessa relação. Ademais, é uma forma de facilitar o preenchimento de documentos, como o Imposto de Renda da Pessoa Física.
Leia também
- Minha Casa, Minha Vida: confira lista de prioridades do programa
- Saque triplo do abono PIS/Pasep pode ser feito em 2023
- Calendário INSS: quando começam os pagamentos de até R$ 7,5 mil?
- Calendário Bolsa Família: mais um grupo recebe parcela de março
- Como consultar o PIS usando apenas o seu CPF: veja o passo a passo