Auxílio Gás volta a ser pago neste mês; veja calendário completo

Pagamentos do Auxílio Gás para o mês de fevereiro começarão no dia 13. Milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pelo programa.

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, anunciou que o Auxílio Gás continuará sendo pago. Assim, no mês de fevereiro, o benefício será repassado conforme havia sido previsto. O calendário do Auxílio Gás já foi divulgado com todas as datas.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o benefício foi criado com o objetivo de mitigar a subida no preço do gás, causada tanto em decorrência da pandemia, quanto pelo conflito na Ucrânia. Com o Auxílio Gás, famílias de baixa renda podem ter acesso ao combustível.

Quem pode receber o Auxílio Gás

As inscrições no Auxílio Gás são realizadas de forma automática pelo governo federal. De acordo com as regras vigentes, para poder receber o benefício é necessário que o indivíduo se enquadre em ao menos uma das situações abaixo:

Leia também
  • Família inscrita no CadÚnico e que possua renda de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Família que tenha um membro que ganhe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Famílias que consigam comprovar que não possuem meios de subsistência.

Apesar de milhões de famílias cumprirem os requisitos do Auxílio Gás, nem todas podem receber os valores. Isso se deve ao fato de que o orçamento do programa é limitado, criando-se uma fila de espera. O governo federal criou uma ordem de prioridade que contém mulheres vítimas de violência doméstica, famílias que recebem o Bolsa Família, entre outros.

continua depois da publicidade

Valor do Auxílio Gás

O valor do Auxílio Gás para o mês de fevereiro ainda não foi anunciado pelo ministério do Desenvolvimento Social. Entretanto, já ficou decidido que o programa continuará realizando o repasse de 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg.

O repasse dos 100% foram garantidos pela PEC da Transição, aprovada com apoio de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no ano passado. Sem a medida, a quantia paga cairia para 50% do preço médio do botijão de gás.

continua depois da publicidade

O Auxílio Gás realiza repasses bimestrais. A quantia é determinada por meio de levantamentos nacionais realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).

Calendário do Auxílio Gás de fevereiro

O calendário do Auxílio Gás utiliza o cronograma do Bolsa Família para fazer seus repasses. Sendo assim, os depósitos são feitos conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Confira as datas prevista para o mês de fevereiro:

  • NIS final 1: 13 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 2: 14 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 3: 15 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 4: 16 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 5: 17 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 6: 22 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 7: 23 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 8: 24 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 9: 27 de fevereiro de 2023;
  • NIS final 0: 28 de fevereiro de 2023.

Como consultar os pagamentos do Auxílio Gás

Os pagamentos do Auxílio Gás podem ser consultados pelos canais oficiais oferecidos pelo governo federal. O interessado poderá ligar para o número 111 da Caixa Econômica Federal ou para o 121 do Ministério do Desenvolvimento Social (antigo Ministério da Cidadania).

continua depois da publicidade

Quem possui um smartphone com acesso à internet poderá utilizar o aplicativo do Caixa Tem (Android e iOS) ou o app do Auxílio Brasil (Android e iOS) para poder consultar. É provável que, em breve, o aplicativo do Auxílio Brasil seja substituído por uma versão do Bolsa Família.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade