Como calcular a aposentadoria? Saiba simular pela calculadora do INSS

Por esse recurso o beneficiário consegue fazer a simulação do benefício usando informações disponíveis na base de dados do próprio INSS.

A aposentadoria é um benefício conquistado por todo o trabalhador que alcançou o tempo de serviço necessário e que tenha contribuído o bastante para se aposentar. Nesse sentido, quem deseja saber como calcular a aposentadoria pode simular pela calculadora do INSS, além de ficar atento a possíveis mudanças na regra.

Como regra geral, a reforma da Previdência realizada em 2019, instituiu idade mínima de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para homens que desejam se aposentar. Além disso é necessário ter o mínimo de 15 anos de contribuição.

Interessados em saber como calcular a aposentadoria podem simular através de um recurso disponível pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que faz a simulação com as novas regras já aprovadas na última reforma.

Calculadora do INSS para simular a aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma calculadora que pode ser usada por cidadãos que desejam simular a aposentadoria. Nesse sentido, o serviço ajuda a saber quanto tempo falta para que o trabalhador se aposente, seja por idade ou por tempo de contribuição.

Todavia, a simulação é feita usando como base as informações que estão nos dados do próprio instituto. Pelo serviço também é possível que ao simular a aposentadoria sejam incluídos vínculos e alterada a data de nascimento durante a simulação.

Ao terminar a simulação, o resultado disponibilizado pela calculadora do INSS somente é válido a título de consulta, não garantindo de fato o direito ao trabalhador de se aposentar naquele momento.

Como calcular a aposentadoria

Para usar a calculadora disponibilizada pelo INSS, basta que o cidadão interessado em saber simular o valor exato entre no aplicativo ou no site do Meu INSS. Em seguida, é necessário procurar pela aba “Do que você precisa?” e escrever “simular aposentadoria”.

Vale lembrar que o segurado deve conferir os dados pessoais e caso necessite alterar, basta fazer as modificações usando a ferramenta disponível e clicar na opção “recalcular”. Com o resultado disponível, o segurado pode ter uma noção de qual o valor preciso e decidir pela aposentadoria ou não.

Aposentadoria por idade

Este benefício é concedido a todo trabalhador que tenha contribuído por pelo menos 180 meses, ou 15 anos. A idade mínima para homens é de 65 anos e 62 anos para mulheres. Nesse sentido, homens que passaram a contribuir a partir de 13 de novembro de 2019, se aposentam aos 65 anos apenas se tiverem 240 meses de carência (ou 20 anos).

No caso das mulheres, após a Reforma da Previdência, feita em 2019, as regras mudaram da seguinte forma: a partir de janeiro de 2020 a idade mínima era de 60 anos e 6 meses e foi subindo gradualmente até chegar aos 62 anos, em 1º de janeiro de 2023.

Como solicitar a aposentadoria

Para entrar com o pedido de aposentadoria, o segurado deve acessar o Meu INSS, pelo site ou aplicativo e fazer o login inserindo o CPF e a senha. Em seguida, basta procurar pela aba “novo pedido”, seguido de “aposentadorias e CTC pecúlio”.

Após escolher o tipo de aposentadoria, é necessário incluir a documentação pessoal, além de documentos para atualização do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O prazo até que o trabalhador receba o resultado do pedido é de até 90 dias.

Leia também

você pode gostar também

Governo vai realizar pente-fino no Bolsa Família

O pente-fino do Bolsa Família é uma manobra do novo governo para incluir novos grupos necessitados no sistema de pagamentos do benefício social.

Saque-aniversário FGTS já está liberado para novo grupo

Com o início de mais um mês, os trabalhadores que optarem pela modalidade do Saque-Aniversário devem ficar atentos aos prazos de liberação e novos grupos considerados elegíveis.

BPC tem critério de renda: veja como calcular e saber se você tem direito

O Benefício de Prestação Continuada é um programa assistencial da Previdência Social. No entanto, existem critérios de renda que os brasileiros devem atender para ter direito aos pagamentos mensais.

Consulta do abono PIS/Pasep será liberada na próxima semana

Os beneficiários do abono PIS/Pasep devem ficar atentos ao cronograma do benefício, que será liberado para consulta na próxima semana.

Como consultar o Auxílio Gás de fevereiro? Veja se você tem direito

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa de transferência de renda para atender os brasileiros de baixa renda. A consulta está disponível para os beneficiários que tem direito aos pagamentos de fevereiro.

Inscrição no CadÚnico dá acesso a 15 benefícios federais; veja quais são

A inscrição no CadÚnico é essencial para garantir alguns benefícios do Governo Federal. Confira quais são eles.