Como calcular a aposentadoria? Saiba simular pela calculadora do INSS

Por esse recurso o beneficiário consegue fazer a simulação do benefício usando informações disponíveis na base de dados do próprio INSS.

A aposentadoria é um benefício conquistado por todo o trabalhador que alcançou o tempo de serviço necessário e que tenha contribuído o bastante para se aposentar. Nesse sentido, quem deseja saber como calcular a aposentadoria pode simular pela calculadora do INSS, além de ficar atento a possíveis mudanças na regra.

continua depois da publicidade

Como regra geral, a reforma da Previdência realizada em 2019, instituiu idade mínima de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para homens que desejam se aposentar. Além disso é necessário ter o mínimo de 15 anos de contribuição.

Interessados em saber como calcular a aposentadoria podem simular através de um recurso disponível pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que faz a simulação com as novas regras já aprovadas na última reforma.

Calculadora do INSS para simular a aposentadoria

Leia também

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma calculadora que pode ser usada por cidadãos que desejam simular a aposentadoria. Nesse sentido, o serviço ajuda a saber quanto tempo falta para que o trabalhador se aposente, seja por idade ou por tempo de contribuição.

continua depois da publicidade

Todavia, a simulação é feita usando como base as informações que estão nos dados do próprio instituto. Pelo serviço também é possível que ao simular a aposentadoria sejam incluídos vínculos e alterada a data de nascimento durante a simulação.

Ao terminar a simulação, o resultado disponibilizado pela calculadora do INSS somente é válido a título de consulta, não garantindo de fato o direito ao trabalhador de se aposentar naquele momento.

Como calcular a aposentadoria

Para usar a calculadora disponibilizada pelo INSS, basta que o cidadão interessado em saber simular o valor exato entre no aplicativo ou no site do Meu INSS. Em seguida, é necessário procurar pela aba “Do que você precisa?” e escrever “simular aposentadoria”.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o segurado deve conferir os dados pessoais e caso necessite alterar, basta fazer as modificações usando a ferramenta disponível e clicar na opção “recalcular”. Com o resultado disponível, o segurado pode ter uma noção de qual o valor preciso e decidir pela aposentadoria ou não.

Aposentadoria por idade

Este benefício é concedido a todo trabalhador que tenha contribuído por pelo menos 180 meses, ou 15 anos. A idade mínima para homens é de 65 anos e 62 anos para mulheres. Nesse sentido, homens que passaram a contribuir a partir de 13 de novembro de 2019, se aposentam aos 65 anos apenas se tiverem 240 meses de carência (ou 20 anos).

continua depois da publicidade

No caso das mulheres, após a Reforma da Previdência, feita em 2019, as regras mudaram da seguinte forma: a partir de janeiro de 2020 a idade mínima era de 60 anos e 6 meses e foi subindo gradualmente até chegar aos 62 anos, em 1º de janeiro de 2023.

Como solicitar a aposentadoria

Para entrar com o pedido de aposentadoria, o segurado deve acessar o Meu INSS, pelo site ou aplicativo e fazer o login inserindo o CPF e a senha. Em seguida, basta procurar pela aba “novo pedido”, seguido de “aposentadorias e CTC pecúlio”.

Após escolher o tipo de aposentadoria, é necessário incluir a documentação pessoal, além de documentos para atualização do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O prazo até que o trabalhador receba o resultado do pedido é de até 90 dias.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade