A aposentadoria é um benefício conquistado por todo o trabalhador que alcançou o tempo de serviço necessário e que tenha contribuído o bastante para se aposentar. Nesse sentido, quem deseja saber como calcular a aposentadoria pode simular pela calculadora do INSS, além de ficar atento a possíveis mudanças na regra.
Como regra geral, a reforma da Previdência realizada em 2019, instituiu idade mínima de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para homens que desejam se aposentar. Além disso é necessário ter o mínimo de 15 anos de contribuição.
Interessados em saber como calcular a aposentadoria podem simular através de um recurso disponível pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que faz a simulação com as novas regras já aprovadas na última reforma.
Calculadora do INSS para simular a aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma calculadora que pode ser usada por cidadãos que desejam simular a aposentadoria. Nesse sentido, o serviço ajuda a saber quanto tempo falta para que o trabalhador se aposente, seja por idade ou por tempo de contribuição.
Todavia, a simulação é feita usando como base as informações que estão nos dados do próprio instituto. Pelo serviço também é possível que ao simular a aposentadoria sejam incluídos vínculos e alterada a data de nascimento durante a simulação.
Ao terminar a simulação, o resultado disponibilizado pela calculadora do INSS somente é válido a título de consulta, não garantindo de fato o direito ao trabalhador de se aposentar naquele momento.
Como calcular a aposentadoria
Para usar a calculadora disponibilizada pelo INSS, basta que o cidadão interessado em saber simular o valor exato entre no aplicativo ou no site do Meu INSS. Em seguida, é necessário procurar pela aba “Do que você precisa?” e escrever “simular aposentadoria”.
Vale lembrar que o segurado deve conferir os dados pessoais e caso necessite alterar, basta fazer as modificações usando a ferramenta disponível e clicar na opção “recalcular”. Com o resultado disponível, o segurado pode ter uma noção de qual o valor preciso e decidir pela aposentadoria ou não.
Aposentadoria por idade
Este benefício é concedido a todo trabalhador que tenha contribuído por pelo menos 180 meses, ou 15 anos. A idade mínima para homens é de 65 anos e 62 anos para mulheres. Nesse sentido, homens que passaram a contribuir a partir de 13 de novembro de 2019, se aposentam aos 65 anos apenas se tiverem 240 meses de carência (ou 20 anos).
No caso das mulheres, após a Reforma da Previdência, feita em 2019, as regras mudaram da seguinte forma: a partir de janeiro de 2020 a idade mínima era de 60 anos e 6 meses e foi subindo gradualmente até chegar aos 62 anos, em 1º de janeiro de 2023.
Como solicitar a aposentadoria
Para entrar com o pedido de aposentadoria, o segurado deve acessar o Meu INSS, pelo site ou aplicativo e fazer o login inserindo o CPF e a senha. Em seguida, basta procurar pela aba “novo pedido”, seguido de “aposentadorias e CTC pecúlio”.
Após escolher o tipo de aposentadoria, é necessário incluir a documentação pessoal, além de documentos para atualização do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O prazo até que o trabalhador receba o resultado do pedido é de até 90 dias.