Minha Casa, Minha Vida será retomado no país, afirma ministro

Programa Minha Casa Minha Vida foi criado em 2023 e tinha sido substituído pelo Casa Verde e Amarela.

Nesta terça-feira, dia 03 de janeiro, o governo federal anunciou que o Minha Casa, Minha Vida retornará. O programa habitacional tinha sido encerrado durante o mandato de Jair Bolsonaro e foi substituído pelo Casa Verde e Amarela.

A informação da volta do Minha Casa, Minha Vida foi dada pelo ministro das Cidades, Jader Filho. Conforme ele, o objetivo do novo governo federal é reduzir o déficit habitacional do país.

Minha Casa, Minha Vida será retomado

De acordo com Jader Filho, o governo federal deseja retomar o Minha Casa, Minha Vida o quanto antes. Segundo ele, o Ministério das Cidades teria sofrido com a má gestão do governo anterior, precisando de mudanças e o que ele classificou como reconstrução.

“Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, incluindo o Minha Casa, Minha Vida. Um programa tão importante neste país, reconhecido pela população, mas que havia sido descontinuado”, afirmou o ministro.

Entre as preocupações do governo em relação ao Minha Casa, Minha Vida está o déficit habitacional brasileiro. Jader Filho apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na qual há uma conclusão de que cerca de 5,9 milhões de moradias seriam necessárias para que o país zerasse a demanda mais urgente.

O ministro também lembrou a pandemia. Segundo o ministro, durante o período mais grave da doença, cerca de um milhão de pessoas ficaram sem suas casas ou receberam ameaças de despejo por parte dos proprietários.

Assim, há uma intenção de movimentar o programa de forma mais rápida possível. Contudo, não foi informado sobre quais seriam as novas regras e nem quando o Minha Casa, Minha Vida será relançado oficialmente.

Saneamento básico também é preocupante

De acordo com Jader Filho, o novo governo também está preocupado com o saneamento básico das famílias. Milhões de brasileiros estão sem acesso ao esgoto e à água tratada ainda no ano de 2023.

O ministro chegou lembrar do Marco do Saneamento, aprovado em 2020, que prevê investimentos do governo na área, com a possibilidade de parceria com empresas privadas. Segundo o ministro, sua gestão incentivará a entrada de empresas no setor para garantir os serviços e a infraestrutura.

O que é o Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida foi um programa habitacional criado em 2023, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No caso, o programa realizou subsídios para compras de casas ou apartamentos de pessoas de baixa renda que ainda não possuíam um imóvel.

O financiamento foi realizado pela Caixa Econômica Federal, oferecendo juros mais baixos do que os praticados pelo mercado e melhores condições de compras. Além disso, houve o incentivo para que condomínios habitacionais fossem construídos justamente para oferecer essas formas de imóveis mais baratos.

O programa chegou a sofrer críticas em relação aos locais das moradias, geralmente afastados dos centros das cidades e pela qualidade de algumas obras. Por outro lado, até o ano de 2018, segundo dados da Caixa Econômica Federal, cerca de 14,7 milhões de moradias haviam sido compradas por meio do Minha Casa, Minha Vida.

Leia também

você pode gostar também

Abono PIS/Pasep 2023 começa a ser pago neste mês; veja quem recebe

O abono PIS/Pasep é um valor destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos. Confira quem pode receber e quais são os valores de 2023.

Bolsa Família de fevereiro terá datas diferentes; confira o calendário

Pagamentos do Bolsa Família para o mês de fevereiro já possuem datas definidas. Programa repassa R$ 600 ao beneficiário.

Salário-família é pago para trabalhadores com filhos; veja as regras

O salário-família é um benefício pago pelo INSS. Para terem direito, os trabalhadores com filhos devem preencher os requisitos de acesso. Veja aqui quais são.

Auxílio Gás volta a ser pago neste mês; veja calendário completo

Pagamentos do Auxílio Gás para o mês de fevereiro começarão no dia 13. Milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pelo programa.

Bolsa Família vai mudar em 2023? Veja quais são os planos do governo

O Bolsa Família é um programa governamental essencial para milhões de famílias do país. Com a volta do governo Lula, o benefício deve passar por algumas mudanças em 2023.

Nova Prova de Vida é regulamentada pelo INSS; veja como será o processo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá comprovar que cerca de 17 milhões de beneficiários continuam vivos, em 2023.