Calendário INSS 2023: veja datas de pagamento de aposentadorias e auxílios

Aposentados e pensionistas já podem conferir o calendário INSS 2023 e verificar quando receberão seus benefícios.

Os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para este ano devem ser iniciados no dia 25 de janeiro. O calendário INSS 2023 completo foi divulgado e os segurados podem verificar quando receberão os valores pelo Número do Benefício (NB). As datas devem contemplar cerca de 37 milhões de pessoas.

O cronograma é dividido em duas partes, sendo uma com datas para quem recebe um salário mínimo por mês. A partir de 2023, esses beneficiários terão acesso a parcelas em torno de R$ 1.320 de acordo com o novo piso nacional aprovado. A outra parte é para quem tem direito a valores superiores.

Todas as quantias devem ser confirmadas no próximo dia 10, quando o IBGE divulgar o resultado da inflação acumulada em 2022.

Calendário INSS 2023: veja quais são as datas

As transferências são realizadas em dias úteis diretamente na conta dos beneficiários. Ou seja, em finais de semana e feriados os pagamentos são interrompidos. Os repasses da Previdência Social são feitos considerando o dígito final do NB, que tem a seguinte estrutura 000.000.000-0.

O calendário INSS 2023 conta com 10 datas de depósitos em cada mês e os beneficiários devem checar se o dinheiro está entrando na conta. Os interessados podem puxar os extratos pelo portal Meu INSS e verificar data do recebimento, o banco e o valor. Confira todos os dias de pagamento para esse ano:

calendário INSS 2023
Calendário INSS 2023. Foto: Divulgação / INSS

Regras da aposentadoria: o que muda em 2023

Além do calendário INSS 2023, com as novas datas de pagamento, a Previdência Social também liberou as novas regras da aposentadoria. Para quem começou a contribuir antes de 2019, quando foi feita a Reforma da Previdência, foram instituídas as regras de transição.

As normas mudam anualmente até atingir a regra geral. No caso da aposentadoria por idade, os requisitos já começam a vigorar na íntegra nesse ano e não mudam mais:

  • Homens de, pelo menos, 65 anos de idade com 15 anos de contribuição;
  • Mulheres de, pelo menos, 62 anos de idade com 15 anos de contribuição.

As demais regras da aposentadoria ainda devem mudar nos próximos anos:

Contribuição

De acordo com a Reforma da Previdência, quem quiser se aposentar por tempo de contribuição deve ter recolhido por, pelo menos, 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens). Além disso, cada ano são acrescentados seis meses na idade mínima dos segurados até atingir a regra geral. Sendo assim, para 2023, a norma de transição é:

  • Homens de 63 anos;
  • Mulheres de 58 anos.

Pontos

A regra dos pontos é muito similar a do tempo de contribuição. A pontuação mínima estabelecida é de 100 para mulheres e 105 para homens. Para atingir essa regra geral, a cada ano é adicionado um ponto a mais. Em 2023, poderão se aposentar:

  • Homens com 100 pontos e 35 anos de contribuição;
  • Mulheres com 90 pontos e 30 anos de contribuição.

A única norma para aposentadoria que não mudou é a do pedágio, que é o pagamento extra para chegar no número mínimo de contribuições.

Leia também

você pode gostar também

Governo vai realizar pente-fino no Bolsa Família

O pente-fino do Bolsa Família é uma manobra do novo governo para incluir novos grupos necessitados no sistema de pagamentos do benefício social.

Saque-aniversário FGTS já está liberado para novo grupo

Com o início de mais um mês, os trabalhadores que optarem pela modalidade do Saque-Aniversário devem ficar atentos aos prazos de liberação e novos grupos considerados elegíveis.

BPC tem critério de renda: veja como calcular e saber se você tem direito

O Benefício de Prestação Continuada é um programa assistencial da Previdência Social. No entanto, existem critérios de renda que os brasileiros devem atender para ter direito aos pagamentos mensais.

Consulta do abono PIS/Pasep será liberada na próxima semana

Os beneficiários do abono PIS/Pasep devem ficar atentos ao cronograma do benefício, que será liberado para consulta na próxima semana.

Como consultar o Auxílio Gás de fevereiro? Veja se você tem direito

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa de transferência de renda para atender os brasileiros de baixa renda. A consulta está disponível para os beneficiários que tem direito aos pagamentos de fevereiro.

Inscrição no CadÚnico dá acesso a 15 benefícios federais; veja quais são

A inscrição no CadÚnico é essencial para garantir alguns benefícios do Governo Federal. Confira quais são eles.