INSS: saiba como consultar seu benefício de 2023 pelo CPF

Continue lendo e descubra como consultar seu benefício do INSS pelo CPF através da internet, aplicativos e via ligação telefônica.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios previdenciários aos trabalhadores brasileiros, exceto servidores públicos.

Com efeito, os empregados fazem uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS, para garantir auxílio, pensões e aposentadorias quando necessário.

Esses beneficiários são identificados por meio de um código único de segurado, que é utilizado especificamente para a consulta no INSS. Cada código é exclusivo, pessoal e intransferível e geralmente é enviado junto com a carta de concessão do benefício solicitado.

Apesar de ser possível consultar o benefício a partir desse código, usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) você também pode realizar a verificação em sites, aplicativos e até via telefone. Descubra como fazer isso a seguir.

Como consultar benefício do INSS pelo CPF através do site e app Meu INSS?

Acessando o site Meu INSS, um portal da Previdência Social que oferece uma variedade de serviços gratuitos de forma online, você pode consultar o benefício usando o CPF. Além disso, aposentados, pensionistas e até mesmo não segurados podem fazer cadastro na plataforma para buscar informações, realizar agendamentos e ter acesso a outros serviços.

Desse modo, para consultar seu benefício basta realizar o login no site Meu INSS e, em seguida, clicar na opção “Meus Benefícios” na tela inicial. A plataforma também está disponível para celular, por meio do aplicativo “Meu INSS” (Android ou iOS).

No entanto, para fazer login é preciso ter cadastro no portal gov.br, o site do governo que integra e centraliza serviços de diversos órgãos públicos, visando facilitar a comunicação.

No site, alguns dos benefícios disponíveis para consulta incluem:

  • Salário maternidade;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal.
  • Pensão por morte;

Consulta do benefício através da central de atendimento

Você também pode consultar seu benefício do INSS usando o número do CPF, através da Central Telefônica de número 135. Ao ligar, basta informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais. Apesar de ser um pouco burocrático, você precisa lembrar que todo o processo visa evitar fraudes e proteger os seus dados pessoais e financeiros.

Também é válido destacar que a ligação no 135 é totalmente gratuita, desde que seja feita de um telefone fixo ou público. Ao ligar de um celular, você pagará o custo de uma ligação local. Por fim, esse atendimento via 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Calendário de pagamentos de benefícios do INSS em janeiro de 2023

Agora que você sabe como consultar seu benefício de forma prática utilizando o CPF, veja o cronograma de pagamentos de benefícios do INSS referente ao mês-base janeiro de 2023:

Calendário de pagamento de benefícios do INSS de janeiro de 2023: um salário mínimo

  • NB terminado em 1: 25 de janeiro de 2023;
  • NB terminado em 2: 26 de janeiro de 2023;
  • NB terminado em 3: 27 de janeiro de 2023;
  • NB terminado em 4: 30 de janeiro de 2023;
  • NB terminado em 5: 31 de janeiro de 2023;
  • NB terminado em 6: 01 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 7: 02 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 8: 03 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 9: 06 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 0: 07 de fevereiro de 2023.

Calendário de pagamento de benefícios do INSS de janeiro de 2023: mais de um salário mínimo

  • NB terminado em 1 e 6: 01 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 2 e 7: 02 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 3 e 8: 03 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 4 e 9: 06 de fevereiro de 2023;
  • NB terminado em 5 e 0: 07 de fevereiro de 2023.

Leia também

você pode gostar também

Abono PIS/Pasep 2023 começa a ser pago neste mês; veja quem recebe

O abono PIS/Pasep é um valor destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos. Confira quem pode receber e quais são os valores de 2023.

Bolsa Família de fevereiro terá datas diferentes; confira o calendário

Pagamentos do Bolsa Família para o mês de fevereiro já possuem datas definidas. Programa repassa R$ 600 ao beneficiário.

Salário-família é pago para trabalhadores com filhos; veja as regras

O salário-família é um benefício pago pelo INSS. Para terem direito, os trabalhadores com filhos devem preencher os requisitos de acesso. Veja aqui quais são.

Auxílio Gás volta a ser pago neste mês; veja calendário completo

Pagamentos do Auxílio Gás para o mês de fevereiro começarão no dia 13. Milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pelo programa.

Bolsa Família vai mudar em 2023? Veja quais são os planos do governo

O Bolsa Família é um programa governamental essencial para milhões de famílias do país. Com a volta do governo Lula, o benefício deve passar por algumas mudanças em 2023.

Nova Prova de Vida é regulamentada pelo INSS; veja como será o processo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá comprovar que cerca de 17 milhões de beneficiários continuam vivos, em 2023.