O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios previdenciários aos trabalhadores brasileiros, exceto servidores públicos.
Com efeito, os empregados fazem uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS, para garantir auxílio, pensões e aposentadorias quando necessário.
Esses beneficiários são identificados por meio de um código único de segurado, que é utilizado especificamente para a consulta no INSS. Cada código é exclusivo, pessoal e intransferível e geralmente é enviado junto com a carta de concessão do benefício solicitado.
Apesar de ser possível consultar o benefício a partir desse código, usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) você também pode realizar a verificação em sites, aplicativos e até via telefone. Descubra como fazer isso a seguir.
Como consultar benefício do INSS pelo CPF através do site e app Meu INSS?
Acessando o site Meu INSS, um portal da Previdência Social que oferece uma variedade de serviços gratuitos de forma online, você pode consultar o benefício usando o CPF. Além disso, aposentados, pensionistas e até mesmo não segurados podem fazer cadastro na plataforma para buscar informações, realizar agendamentos e ter acesso a outros serviços.
Desse modo, para consultar seu benefício basta realizar o login no site Meu INSS e, em seguida, clicar na opção “Meus Benefícios” na tela inicial. A plataforma também está disponível para celular, por meio do aplicativo “Meu INSS” (Android ou iOS).
No entanto, para fazer login é preciso ter cadastro no portal gov.br, o site do governo que integra e centraliza serviços de diversos órgãos públicos, visando facilitar a comunicação.
No site, alguns dos benefícios disponíveis para consulta incluem:
- Salário maternidade;
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal.
- Pensão por morte;
Consulta do benefício através da central de atendimento
Você também pode consultar seu benefício do INSS usando o número do CPF, através da Central Telefônica de número 135. Ao ligar, basta informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais. Apesar de ser um pouco burocrático, você precisa lembrar que todo o processo visa evitar fraudes e proteger os seus dados pessoais e financeiros.
Também é válido destacar que a ligação no 135 é totalmente gratuita, desde que seja feita de um telefone fixo ou público. Ao ligar de um celular, você pagará o custo de uma ligação local. Por fim, esse atendimento via 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Calendário de pagamentos de benefícios do INSS em janeiro de 2023
Agora que você sabe como consultar seu benefício de forma prática utilizando o CPF, veja o cronograma de pagamentos de benefícios do INSS referente ao mês-base janeiro de 2023:
Calendário de pagamento de benefícios do INSS de janeiro de 2023: um salário mínimo
- NB terminado em 1: 25 de janeiro de 2023;
- NB terminado em 2: 26 de janeiro de 2023;
- NB terminado em 3: 27 de janeiro de 2023;
- NB terminado em 4: 30 de janeiro de 2023;
- NB terminado em 5: 31 de janeiro de 2023;
- NB terminado em 6: 01 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 7: 02 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 8: 03 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 9: 06 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 0: 07 de fevereiro de 2023.
Calendário de pagamento de benefícios do INSS de janeiro de 2023: mais de um salário mínimo
- NB terminado em 1 e 6: 01 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 2 e 7: 02 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 3 e 8: 03 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 4 e 9: 06 de fevereiro de 2023;
- NB terminado em 5 e 0: 07 de fevereiro de 2023.