INSS: somente o titular do benefício pode realizar o saque do valor?

Segurados do INSS podem optar por outras maneiras de sacar o valor do benefício, caso não consigam realizar a operação tradicional.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por repassar aos trabalhadores brasileiros direitos como a aposentadoria e outros benefícios assegurados pelo órgão. Atualmente são mais de 36 milhões de pessoas que possuem direito a receber benefícios do INSS, sendo que mais de 60% dessas pessoas recebem um salário mínimo.

Nesse sentido, muitos beneficiários acabam tendo algumas dúvidas sobre o repasse dos benefícios. São frequentes perguntas sobre quem tem direito a receber algum benefício ou até mesmo se somente o titular do benefício pode realizar o saque do valor.

O novo valor estipulado para o salário mínimo (R$ 1.302,00) deve afetar o repasse de alguns benefícios a segurados do INSS a partir de janeiro de 2023. Sendo assim, alguns benefícios cedidos pelo governo vão sofrer um reajuste.

Quem tem direito a receber o INSS

Os benefícios do INSS são assegurados para os beneficiários da Previdência Social. Nesse sentido, é necessário executar algum tipo de trabalho remunerado no Brasil e ter acima de 16 anos.

Atualmente são cerca de 36 milhões de brasileiros com direito a receber benefícios do INSS. Desse número, cerca de 60% recebem um salário mínimo como garantia. O calendário de 2023 prevê pagamentos entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro.

Assim, em janeiro de 2023, o calendário de pagamentos do INSS será o seguinte, segundo o penúltimo número do benefício (NB):

  • 25 de janeiro – NB 1;
  • 26 de janeiro – NB 2;
  • 27 de janeiro – NB 3;
  • 30 de janeiro – NB 4;
  • 31 de janeiro – NB 5;
  • 1 de fevereiro – NB 6;
  • 2 de fevereiro – NB 7;
  • 3 de fevereiro – NB 8;
  • 6 de fevereiro – NB 9;
  • 7 de fevereiro – NB 0.

Saques do INSS

Os beneficiários recebem o cartão INSS, com o qual é possível realizar o saque do valor do benefício recebido. Para isso, basta se dirigir a uma Unidade Lotérica, a terminais de autoatendimento da Caixa ou nos Correspondentes Caixa Aqui, utilizando apenas o cartão e a senha pessoal.

O beneficiário também pode realizar o saque nas agências da Caixa, se preferir. Nesse sentido, caso o titular não consiga realizar o saque do benefício, é possível nomear um procurador para realizar o saque do benefício.

Entretanto, o procurador deve ser autorizado pelo INSS, responsável pela inclusão da pessoa no cadastro do titular do benefício. Outra possibilidade para realizar o saque são com os Representantes Legais (tutores e curadores), cadastrados no INSS e na Caixa.

Consulta aos benefícios

O segurado que quiser conferir os benefícios do INSS pode entrar em contato pelo telefone, no número 135. Basta informar o número do CPF e confirmar alguns dados pessoais. Este canal de atendimento está disponível das 7h às 22h, sempre de segunda a sábado.

Outra opção é acessar o site do Meu INSS e após fazer o login, clicar na opção “Extrato de Pagamento”. O segurado terá acesso ao extrato e detalhes dobre o pagamento do benefício. As consultas também podem ser feitas pelo aplicativo do Meu INSS, disponível para todos os smartphones e dispositivos móveis.

Leia também

você pode gostar também

Abono PIS/Pasep 2023 começa a ser pago neste mês; veja quem recebe

O abono PIS/Pasep é um valor destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos. Confira quem pode receber e quais são os valores de 2023.

Bolsa Família de fevereiro terá datas diferentes; confira o calendário

Pagamentos do Bolsa Família para o mês de fevereiro já possuem datas definidas. Programa repassa R$ 600 ao beneficiário.

Salário-família é pago para trabalhadores com filhos; veja as regras

O salário-família é um benefício pago pelo INSS. Para terem direito, os trabalhadores com filhos devem preencher os requisitos de acesso. Veja aqui quais são.

Auxílio Gás volta a ser pago neste mês; veja calendário completo

Pagamentos do Auxílio Gás para o mês de fevereiro começarão no dia 13. Milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pelo programa.

Bolsa Família vai mudar em 2023? Veja quais são os planos do governo

O Bolsa Família é um programa governamental essencial para milhões de famílias do país. Com a volta do governo Lula, o benefício deve passar por algumas mudanças em 2023.

Nova Prova de Vida é regulamentada pelo INSS; veja como será o processo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá comprovar que cerca de 17 milhões de beneficiários continuam vivos, em 2023.