Auxílio Gás: novo lote já tem calendário confirmado; veja datas

O benefício é pago a cada dois meses, por isso as datas de liberação começam a partir de fevereiro de 2023; confira mais detalhes.

O programa Auxílio Gás dos Brasileiros já tem o calendário de pagamentos em relação ao ano de 2023. As datas seguem o mesmo cronograma do atual Auxílio Brasil, que deverá voltar a se chamar Bolsa Família com o governo Lula.

Diferentemente do que acontece com o Bolsa Família, no entanto, o Auxílio Gás é pago a cada dois meses e não mensalmente. O valor do auxílio ainda não foi confirmado para o ano de 2023, pois depende do preço atualizado do gás de cozinha e regras do Ministério da Cidadania.

Por isso, ainda não se pode afirmar se o Auxílio Gás contemplará o preço cheio do produto ou se será relativo a 50% desse valor.

Calendário Auxílio Gás 2023

O benefício é pago nos mesmos dias do Bolsa Família, que leva em conta o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). As datas do Auxílio Gás em 2023, que terá o primeiro pagamento em fevereiro, ficarão assim:

  • NIS com final 1: recebimento dia 13 de fevereiro;
  • NIS com final 2: recebimento dia 14 de fevereiro;
  • NIS com final 3: recebimento dia 15 de fevereiro;
  • NIS com final 4: recebimento dia 16 de fevereiro;
  • NIS com final 5: recebimento dia 17 de fevereiro;
  • NIS com final 6: recebimento dia 22 de fevereiro;
  • NIS com final 7: recebimento dia 23 de fevereiro;
  • NIS com final 8: recebimento dia 24 de fevereiro;
  • NIS com final 9: recebimento dia 27 de fevereiro;
  • NIS com final 0: recebimento dia 28 de fevereiro.

Como receber o Auxílio Gás

O programa é voltado para pessoas de baixa renda, com a intenção de diminuir os gastos das famílias em situação de vulnerabilidade. Esse montante é depositado a cada dois meses em conta bancária ou digital.

Famílias que não têm acesso a um desses modelos de conta recebem o benefício através da abertura automática de uma poupança social digital, quando é possível.

Importante lembrar que, para ter direito ao recebimento do Bolsa Família e do Auxílio Gás, é preciso que o beneficiário tenha seus dados cadastrados e atualizados no CadÚnico, sistema usado pelo Governo Federal para conceder benefícios.

Para se inscrever no CadÚnico, basta se dirigir pessoalmente a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. É possível realizar a pré-inscrição de forma virtual, pelo site do programa ou usando o app do CadÚnico (Android e iOS). Confira a lista completa de documentos necessários aqui.

Principais critérios para receber o Auxílio Gás

Os critérios exigidos para que a família possa receber o Auxílio Gás versam, principalmente, a respeito da renda familiar mensal per capita, que deve ser menor ou igual a meio salário mínimo vigente.

O programa também é voltado a famílias que tenham integrantes recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além do mais, existem grupos prioritários para o recebimento do valor. É o caso das mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Leia também

você pode gostar também

Caixa libera saque FGTS de até R$ 6,2 mil para ESTAS pessoas

A modalidade especial do saque FGTS que prevê o pagamento de até R$ 6,2 mil atende a um grupo específico. Além disso, possui critérios de elegibilidade para liberação dos valores vinculados ao fundo.

Projeto prevê bolsas de estudo para crianças e adolescentes

O Projeto de Lei Complementar em tramitação na Câmara dos Deputados pretende distribuir bolsas de estudo para crianças e adolescentes, mas existem regras específicas para o acesso.

Acompanhantes de PcD têm direito a desconto em passagens aéreas

Por enquanto, as pessoas com deficiência que não podem viajar sem acompanhante ainda dependem das decisões das empresas aéreas para os descontos nas passagens; veja detalhes.

Seguro-desemprego tem valores atualizados em 2023; saiba como pedir

Com o novo salário mínimo, os valores do seguro-desemprego foram atualizados para 2023. Veja aqui quais são eles e como pedir o benefício.

Aposentados do INSS têm direito a adicional de 25%; saiba em qual caso

Determinado grupo de aposentados do INSS tem direito a receber mensalmente o adicional de 25%. Saiba aqui se você tem esse direito e como solicitar.

Pensão por morte tem valor diferente da aposentadoria; veja as regras

Pagamentos de pensão por morte são direito de dependentes do trabalhador ou aposentado com vínculos com INSS.